Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Cerca de 20 mil estudantes iniciam ano letivo nesta segunda-feira(5)

2 de Março de 2012

volta-as-aulas.jpgCerca de 20 mil estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) iniciam o ano letivo de 2012 nesta segunda-feira(5), em 94 cursos de graduação, espalhados nos diversos campi da Instituição. A expectativa maior fica por conta dos 3.168 novos alunos, que ingressam na Universidade neste semestre através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), muitos dos quais oriundos de outros estados da Federação.

Este semestre marca o início das atividades dos cursos de tecnólogo em Hotelaria e bacharelado em Música Popular.

A UFPel, que, através do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), mais do que duplicou o número de cursos e triplicou o número de estudantes, busca soluções para melhorar e ampliar sua infraestrutura física. Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Rogério Knuth, muitas são as iniciativas neste sentido.

Um dos exemplos é o Instituto de Ciências Humanas (ICH), que terá, já na segunda quinzena de março, alguns de seus cursos transferidos para o prédio do antigo colégio Salis Goulart, na esquina das ruas Félix da Cunha e Tiradentes, desafogando as instalações da sede do Instituto, na rua Alberto Rosa.

No prédio da antiga fábrica de massas e biscoitos Cotada, na rua Benjamin Constant, será priorizada a disponibilização dos laboratórios das engenharias, bem como a instalação do CEAD (Centro de Educação a Distância), ainda no primeiro semestre de 2012.

O campus Porto passa a abrigar em sua totalidade, já no início das aulas, o Centro de Letras e Comunicação (CLC) e o curso de Nutrição, parte dos quais ainda se achava localizada, respectivamente, na avenida Bento Gonçalves e no campus Capão do Leão.

O prédio da Bento Gonçalves passa a sediar as instalações da Coordenadoria de Benefícios da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), que, assim, deixa o antigo endereço, em frente à Faculdade de Direito.

Outra mudança diz respeito ao Bacharelado em Museologia, que ocupará o prédio da antiga Assessoria Jurídica, na rua Gonçalves Chaves, 660 (esquina com a Sete de Setembro).

No campus Porto, estão sendo licitadas as obras do terceiro pavimento do Bloco B, que deverão estar concluídas até o final do ano. O local abrigará o Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos (CGIC) e o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, além de salas de aula de uso comum a outras unidades, para atender à demanda da comunidade acadêmica.

A área que sediava o curso de Nutrição, no campus Capão do Leão, permitirá a instalação, em melhores condições, do curso de Farmácia, também durante o primeiro semestre, a partir de intervenções que serão realizadas pela área de infraestrutura da própria Universidade.

Com o mesmo foco, a Pró-Reitoria de Infraestrutura realiza outras atividades de reforma e manutenção de áreas físicas, como a obra emergencial nas instalações do prédio do Grande Hotel, para receber a primeira turma de Tecnólogo em Hotelaria; reformas no prédio da antiga cervejaria Brahma, que sediará um laboratório de conservação e restauro; colocação de piso em novas dependências do Lyceu; e conclusão, nos próximos dias, dos laboratórios do curso de Química de Alimentos –Laboratório de Processo Vegetal, Laboratório Higiene e Segurança Alimentar e Laboratório de Química de Alimentos.

Ainda na semana que vem, será realizada uma nova operação tapa-buracos na avenida Eliseu Maciel, que dá acesso ao campus Capão do Leão, em trabalho conjunto com a prefeitura daquele município.

Transporte

O transporte circular de apoio, para deslocamento de estudantes na região do Porto, realizado por dois micro-ônibus, será reativado nesta segunda-feira. Segundo o pró-reitor de Infraestrutura, Renato Kourrowski, a novidade é o acréscimo de uma parada, em frente ao prédio da Cotada, que será disponibilizado nos próximos dias. Os pontos de embarque e desembarque serão, portanto, os seguintes: campus Porto, Centro das Engenharias (Almirante Barroso, esquina Lobo da Costa), campus das Ciências Sociais (rua Alberto Rosa) e Cotada (rua Benjamin Constant).

O serviço não substitui o trabalho realizado pelas empresas que executam o transporte coletivo urbano, constituindo apenas um elemento integrador entre os diferentes cursos e unidades, facilitando os deslocamentos de alunos com maior brevidade.

Campus Capão do Leão – A partir do mês de março, os alunos integrantes do Programa Auxílio Transporte, que utilizavam o Sistema Bairro-Campus Capão do Leão, passarão automaticamente a integrar os Sistemas Urbano (centro) e Metropolitano (Capão do Leão). Segundo a Coordenadoria de Benefícios da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), esses alunos devem comparecer na Coordenadoria de Benefícios (avenida Bento Gonçalves 3.395) a partir de segunda-feira(5), no horário das 8h às 19h, a fim de retirar formulário e providenciar a confecção do Cartão Magnético junto ao Sindicato dos Transportes. O referido formulário também poderá ser obtido nos dias 6 e 7, na entrega mensal de vale-transporte no campus Capão do Leão.

Assistência Estudantil

Em virtude da mudança de prédio, a Coordenadoria de Benefícios/PRAE, encarregada de executar os programas de assistência estudantil da UFPel, retornará com seu atendimento à comunidade universitária a partir desta segunda-feira. O Edital de inscrição aos Programas de Assistência, assim como o formulário de inscrição, estão disponíveis na página da PRAE (www.ufpel.edu.br/prae) desde 17 de fevereiro, com todas as informações necessárias. A Coordenadoria de Benefícios funciona no horário das 8h às 19h, de segunda à sexta-feira.

A PRAE, através da Coordenadoria de Moradia Estudantil, estará acolhendo os alunos ingressantes no primeiro semestre de 2012, provenientes de cidades distantes de Pelotas e que não possuem nenhuma alternativa de moradia. O estudante que necessitar do Alojamento Provisório deverá dirigir-se à Casa do Estudante (rua Andrade Neves, 1290), onde receberá informação e o devido encaminhamento.

Nos dias 3 e 4 de março, haverá um plantão na própria Casa do Estudante, nos horários das 10h às 12h e das 16h às 18h, para esse acolhimento”, enfatiza a pró-reitora Carmen Nascimento. É necessária a apresentação dos seguintes documentos: cópia da Carteira de Identidade, do comprovante de matrícula, de residência e uma foto 3×4. Além disso, é importante que o aluno que precisa de alojamento provisório traga sua roupa de cama, banho e higiene pessoal.

Seção: Notícias