Comissão de avaliação do MEC visita o Casarão 8

29 de Fevereiro de 2012

img_6289.jpgNessa terça-feira (29), uma comissão do MEC esteve em Pelotas para avaliar o curso de Museologia do Instituto de Ciências Humanas - ICH. Na oportunidade, os professores visitaram as obras de restauro do Casarão 8, que têm uma participação grande de docentes e estudantes do curso.

O reitor Cesar Borges mostrou as obras e contou alguns detalhes e curiosidades sobre o prédio que será entregue à comunidade durante as comemorações dos 200 anos de Pelotas. A Comissão é composta pelos professores Carlos Costa, da Universidade do Recôncavo da Bahia – UFRB e Heloisa Helena Gonçalves da Costa, da Universidade Federal de Bahia - UFBA.

O ICH possui um acervo histórico com artefatos encontrados no Casarão 8 durante o monitoramento arqueológico da drenagem do subsolo do prédio, em 2002. O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia – LEPAARQ inventariou 5682 vestígios arqueológicos como fragmentos de louça fina, cerâmica, vidro, metais, ossos e vestígios orgânicos e arquitetônicos.

O Casarão 8 terá um museu que contará com todos os fragmentos encontrados no prédio. Além disso, o Museu do Doce também será instalado no prédio e contará a história da cutura imaterial que é tradicional na cidade de Pelotas.