UFPel perde o pró-reitor Elio Paulo Zonta

27 de Fevereiro de 2012

elio-zonta-administrativo.jpg Faleceu às 12h15min desta segunda-feira (27), no hospital da Beneficência Portuguesa - ala Nossa Senhora de Fátima -, onde estava internado devido a complicações em seu quadro de saúde, o pró-reitor Administrativo da UFPel, Elio Paulo Zonta. Durante longo tempo, ele lutou contra um câncer, o qual enfrentou com rara galhardia, dedicando-se ao trabalho de forma extraordinária e exemplar.

O professor Elio Paulo Zonta deixou a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PRPD), em outubro de 2011, à qual esteve vinculado desde o ano de 1997, para ocupar a Pró-Reitoria Administrativa. Formado em Agronomia e com mestrado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Esalq, ele sempre foi afeito aos números, gráficos e planilhas de custeio.

Ao ingressar na UFPel, em agosto de 1976, Zonta atuou na docência junto ao Departamento de Matemática e Estatística do Instituto de Física e Matemática, de cujo Departamento exerceu a chefia no período de 1989/93. De 1993 a 1997, ocupou a direção do Instituto de Física e Matemática. No início da gestão da reitora Inguelore de Souza, foi guindado à administração superior da Universidade.

Zonta conquistou, no último mês de junho, o direito à aposentadoria, mas seguiu como um dos homens de confiança da administração Cesar Borges.

Aos 58 anos, Zonta deixa a esposa, dois filhos e três netos. O corpo será velado no Centro de Integração do Mercosul e o sepultamento está programado para as 11h desta terça-feira(28), no Cemitério São Francisco de Paula.