Pós em Epidemiologia inicia nova pesquisa de saúde com população de Pelotas

24 de Fevereiro de 2012

A saúde dos pelotenses será monitorada mais uma vez pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Iniciou neste mês uma grande pesquisa abrangendo cerca de quatro mil pessoas, residentes na área urbana da cidade.

O estudo pretende mapear a saúde da população de maneira ampla, contemplando diversos aspectos, desde questões sobre atividade física, nutrição, acesso a serviços de saúde e medicamentos, saúde da mulher, aspectos psicológicos, incluindo a posse responsável de animais domésticos e o uso da motocicleta.

Para a coleta de dados, serão visitados 1,7 mil domicílios de todas as regiões da cidade onde serão entrevistados todos os moradores a partir dos dez anos de idade. “Esperamos ser tão bem-recebidos quanto em outras edições da pesquisa”, afirma uma das coordenadoras do estudo, professora Maria Cecília Assunção. Segundo ela, cerca de 30 entrevistadoras devidamente identificadas com camiseta e crachá da UFPel visitarão os domicílios selecionados no período entre fevereiro e maio deste ano. “Devido ao formato dos questionários, as entrevistadoras deverão ser recebidas dentro das casas, para facilitar o registro das informações e viabilizar o acesso a todos os moradores”, informa Cecília.

A Epidemiologia da UFPel realiza este tipo de pesquisa de saúde coletiva com a população de Pelotas a cada dois anos desde 1999. A condução do estudo, desde a coleta até a análise dos dados, é realizada por pesquisadores em formação no curso de mestrado em Epidemiologia e coordenado pelas professoras do programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Elaine Tomasi, Helen Gonçalves e Maria Cecília Assunção. As informações do estudo são analisadas por diversas áreas da saúde, como, medicina, nutrição, educação física, odontologia, psicologia e fisioterapia.

O objetivo deste monitoramento é relacionar os hábitos de vida com o estado de saúde da população e, assim, orientar profissionais e órgãos de saúde na construção de novas das políticas públicas.
Entre os resultados encontrados na última edição da pesquisa, realizada em 2010, destaca-se assuntos relacionados com a qualidade do sono e com o estado nutricional dos pelotenses adultos. O estudo revelou que 30% da população tem insônia e que mais de 60% estava acima do peso ideal.

Os resultados da coleta dos dados de 2012 serão divulgados, até o final do ano, nos veículos de comunicação locais, na página da instituição na internet e em revistas científicas nacionais e internacionais.