Graduando em biotecnologia é selecionado no Computational Biology: Agrochemical & Drug Design

15 de Fevereiro de 2012

O estudante Frederico Kremer, orientado de iniciação científica do professor Luciano da Silva Pinto, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel (CDTec/Biotecnologia), acaba de ser selecionado para o curso de biologia computacional São Paulo School of Advanced Science - Computational Biology: Agrochemical, & Drug Design, em São Paulo-SP. O aluno, recentemente estagiou na Universidade Federal do Ceará (UFC), junto ao grupo de Bioinformática do renomado professor Benildo Cavada.

Fredrico participou em atividades de modelagem computacional de proteínas. Segundo o coordenador do curso de biotecnologia, professor Tiago Collares, o interesse do estudante teve início através do incentivo dado em sala de aula pelos professores do CDTec e, principalmente, pela atenção especial dada pelo orientador do estudante, professor Luciano, que proporcionou a experiência junto ao grupo de pesquisa da UFC e garantiu a excelente formação do aluno, tornando-o, assim, competitivo nacionalmente pelo pleito de uma vaga na seleção ao curso. “No Brasil, ainda são poucos estudantes dedicados à Bioinformática. O CDTec/UFPel está buscando uma aproximação entre nossos cursos de Biotecnologia e Informática, e assim, em um futuro próximo, estaremos lançando um curso de Bioinformática”, observa o coordenador.

Conforme pode ser constatado na divulgação dos selecionados - http://www.cbi.cnptia.embrapa.br/spschool/selected.php - participarão do curso estudantes de diversos países, como Estados Unidos, França, Portugal, Israel, México, Uruguai,Suécia, Índia e Alemanha.