Comissão UFPel 200 anos e Parque Gaúcho de Gramado anunciam Pelotas de Couro nos 200 anos

10 de Fevereiro de 2012

pelotas.jpgTodo o processo histórico do charque, a preparação, o transporte, o enriquecimento de Pelotas serão mostrados pela Universidade Federal de Pelotas e Parque Gaúcho de Gramado em julho deste ano. E as “pelotas” de couro, criadas por Rodrigo Schlee, serão confeccionadas na serra gaúcha e trazidas para as águas do arroio Pelotas e canal São Gonçalo durante as festividades dos 200 anos.

Rodrigo Schlee disse que cada barcaça pesa em torno de 30 quilos, mas molhada ela deve ficar pesando uns 50 quilos. Estas “pelotas” são transportadas por “índios” que, nadando, as carregam através de um pedaço de couro que é preso junto à boca. A idéia foi apresentada pela Comissão UFPel e foi abraçada hoje, 9 de fevereiro, pelo empresário Marcos Gomes, proprietário do Parque Gaúcho e do Gramado Zoo.

Marcos Gomes é natural do Paraná e estudou Medicina na cidade de Pelotas durante 5 anos. Marcos, através de suas empresas, bancará o projeto que colocará as barcaças nas águas do arroio Pelotas e do São Gonçalo, no dia 7 de julho de 2012, atendendo ao desejo da Comissão UFPel/200 anos de Pelotas.