A cultura fronteiriça em debate no Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPEL

10 de Fevereiro de 2012

mercosul.JPGEm reunião da Comissão Binacional de Cultura Brasil-Uruguai realizada ontem dia 9 de fevereiro a Universidade Federal de Pelotas esteve representada pela professora do curso de Cinema Cíntia Langie e pelo coordenador do Núcleo de Estudos Fronteiriços do Centro de Integração do MERCOSUL, Maurício Pinto da Silva. Entre as autoridades, o prefeito de Santana do Livramento Wainer Machado, o Cônsul do Uruguai em Livramento, Sr. Ricardo Duarte e a representante do Ministério da Cultura na região sul do Brasil, Margarete Moraes. Em sua palestra, Margarete Moraes ressaltou a importância da participação das instituições de ensino superior na difusão e no desenvolvimento da cultura fronteiriça. No tema dos debates e discussões o Sistema Nacional de Cultura e o Programa Nacional de Cultura - PRONAC que foram amplamente apresentados pela representação do Ministério da Cultura aos membros da Comissão Binacional. O encontro contou ainda com a participação dos representantes das secretarias municipais de cultura da fronteira Brasil-Uruguai, além da URCAMP, UNIPAMPA e IFSul-Livramento. O representantes da Universidade Federal de Pelotas apresentaram a Comissão Binacional de Cultura as ações, atividades e projetos em fase de elaboração, como a restauração de prédios históricos em Livramento, a restauração da Hidráulica CUNAPIRU em Rivera, ambos elaborados a partir do Termo de Cooperação entre a Reitoria da UFPel, Prefeitura de Santana do Livramento e Intendência de Rivera, além do filme em fase de elaboração pela professora Cíntia Langie a ser realizado nas cidades fronteiriças de Aceguá, Chuí e Santana do Livramento, com a participação de alunos e professores da UFPel.