A professora do Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia Sandra Fiala participou do sexto Leipzig Expertworkshop on Equine Reproduction, na Alemanha, com a apresentação do trabalho “Inflammatory and degenerative changes in the endometrium of mares of the Crioulo breed “. Este Workshop reíne apenas 26 pesquisadores selecionados e convidados para discutir temas de relevância na reprodução de equinos. É a terceira vez que a professora Sandra é selecionada para participar deste seleto grupo.
O tema deste ano era endometrite e entre os participantes estavam pesquisadores da Inglaterra, Holanda, EUA, Itália, Portugal, Dinamarca, Alemanha. Para este Workshop, foram convidadas apenas três pesquisadoras do Brasil, todas ligadas ao Programa de Pós-graduação em Medicina Animal: equinos, da UFRGS.
Posteriormente, a pesquisadora apresentou o trabalho intitulado “Distribution of LH receptors in the genital tract of mares with endometrosis”, que faz parte da tese de doutorado da professora Ana Esmeraldino, da ULBRA, no 7th International Conference on Equine Reproductive Medicine, congresso inserido dentro do 6. Leipziger Tierarztekongress.
Este é o segundo relato da presença de receptores de LH fora do ovário em éguas. O trabalho anterior foi também apresentado pela professora Sandra no ISER do Kentucky em 2010. No primeiro trabalho era feita uma comparação entre éguas cíclicas e em anestro e neste último se verificou a presença de receptores para LH fora do ovário em éguas que apresentam endometrose, que é uma alteração degenerativa do endométrio.