Lançado o edital para aluno especial do mestrado em Computação

31 de Janeiro de 2012

O Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) lançou o edital para aluno especial do curso de mestrado em Computação, para o semestre 2012/1. Neste semestre, estão sendo oferecidas 20 vagas, podendo os candidatos selecionados se matricularem em até duas disciplinas. As inscrições devem ser feitas entre os dias 16 e 29 de fevereiro, na secretaria do PPGC, entre 9h e 12h. As informações completas para este processo seletivo encontram-se divulgadas na página do Curso (http://inf.ufpel.edu.br/ppgc/), bem como o edital na íntegra e os horários das disciplinas oferecidas.

Segundo o coordenador do Programa, professor Gerson Cavalheiro, renovou-se em 2012 a grande procura pelo curso, por alunos regulares, tornando o processo seletivo bastante competitivo. “Com a modalidade de aluno especial, o PPGC oferece a oportunidade de capacitação e de qualificação de alto nível aos profissionais atuantes em Informática na região, além de trazer para dentro do Curso mais experiências do mercado”, destaca o professor.

Outro aspecto apontado pelo professor Gerson, em decorrência desta grande procura, é a necessidade de comparar desempenho acadêmico de estudantes provenientes de diferentes instituições de ensino ou formados em diferentes épocas. Como alternativa, aponta a utilização do POSCOMP, um exame nacional promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que permite uniformizar a avaliação dos candidatos a uma vaga em programas de pós-graduação na área de computação.

“O POSCOMP é utilizado em diversos Programas como um dos critérios de seleção, devendo o candidato apresentá-lo no momento de sua candidatura. Em outros programas, esta nota é utilizada com vistas à classificação para bolsa”, relata o Coordenador do PPGC, concluindo que “caso a procura pelo nosso curso continue grande, o POSCOMP poderá ser um componente do processo seletivo”.