Cooperação Cultural na fronteira Brasil-Uruguai

19 de Janeiro de 2012

O Núcleo de Estudos Fronteiriços do Centro de Integração do Mercosul da UFPel será sede do encontro entre membros da Comissão Binacional de Cultura Brasil-Uruguai e técnicos do Ministério da Cultura do  Brasil. O Seminário técnico será realizado no dia 9 de fevereiro, a partir das 9h, e prevê atividades relacionadas ao Sistema Nacional de Cultura e ao PRONAC (Programa Nacional de Cultura) a cargo da representante do Ministério da Cultura Sra. Margarete Moraes (representante do Minc na região Sul).

A Comissão Binacional de Cultura

Em 12 de julho de 2010, a Prefeitura Municipal de Santana do Livramento realizou um encontro entre gestores públicos e sociedade civil. Participaram 21 representantes de municípios brasileiros e uruguaios, com o objetivo de elaborar um documento que foi denominado “Carta de Fronteira”, a ser entregue aos presidentes Lula e Mujica, no dia 30 de julho de 2010, quando se encontrariam na Fronteira da Paz.

Na época, a principal demanda aos presidentes era a constituição de uma Comissão Binacional de Cultura, com representações locais ao longo da fronteira entre os dois países. Em 31 de maio de 2011, o Ministério da Cultura do Brasil e o Ministério de Educação e Cultura do Uruguai assinaram o Protocolo de Intenções reconhecendo a importância da Comissão Binacional de Cultura como órgão impulsionador da integração cultural, entre as principais ações desenvolvidas esta a realização da 1ª Feira Binacional do Livro Santana do Livramento-Rivera.

A participação da UFPel

Atendendo a convite da Comissão Binacional de Cultura a Universidade Federal de Pelotas está representada pelo Centro de Integração do Mercosul/Núcleo de Estudos Fronteiriços e pela Fundação Simon Bolívar. O Núcleo de Estudos Fronteiriços fica na Rua Duque de Caxias, 1759 em Santana do Livramento; telefone (55) 32436444; e-mail: fronteira.ufpel@yahoo.com.br.