Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

PL da regulamentação do Turismólogo é aprovada

22 de Dezembro de 2011

O Senado aprovou nesta quarta-feira, dia 21, o projeto de lei que reconhece a profissão de turismólogo. O documento será encaminhado à Casa Civil para que em 30 dias no máximo receba a sanção presidencial. Para a presidente da AssociaçãoBrasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTur), Tânia Omena, o reconhecimento da profissão é o primeiro passo para a regulamentação da atividade e uma conquista inédita para a categoria.

O PL tramitava há 30 anos no Congresso. Com a aprovação os bacharéis em turismo já podem fazer parte do Cadastur. São mais de 200 mil bacharéis de turismo que, em grande parte, não são aproveitados devidamente no mercado de trabalho, já que não tem sua profissão reconhecida.

O reconhecimento não obriga as empresas a contratarem turismólogos para o seu quadro de funcionários. Porém, o turismo brasileiro recebe um novo padrão de qualidade e pensamento.

O projeto de lei aprovado estabelece 18 atividades relacionadas à profissão de turismólogo, como organizar e dirigir estabelecimentos ligados ao turismo, coordenar a classificação de locais de interesse, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, formular propostas para o desenvolvimento do setor nos municípios, regiões e estados da Federação, criar e implantar roteiros, pesquisar informações sobre a demanda turística e elaborar projetos de marketing na área.

Seção: Notícias