Professoras do Centro de Artes apresentam ação artística inovadora

16 de Dezembro de 2011

13.JPG 2.JPG O “Dispositivo ambulante para comer, conversar e desenhar observando a vista” é uma ação artística que foi apresentada pela primeira vez no dia 8 e 9 de novembro no Campus Central da UFRGS, Porto Alegre, pela Profª Drª Duda Gonçalves e pela Profª Drª Alice Monsell, artistas plásticas e professoras adjuntas do Centro de Artes da UFPel.

O “dispositivo ambulante”, como proposta colaborativa de arte contemporânea, tem o objetivo de abrir um espaço de sociabilidade e interação no espaço público e, também, fornecer modos para ver e recriar o entorno a partir de pontos de vista alternativos.

A proposta foi desenvolvida para o Programa de Extensão “Formas de Pensar a Escultura – Perdidos no Espaço no Campus Central da UFRGS, Porto Alegre, 2011”,  coordenado pela Profª Drª Maria Ivone dos Santos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, e apresentada durante o 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária: As Fronteiras da Extensão, no Campus Central da UFRGS em Porto Alegre. Esta proposição também integra o Projeto de Extensão Deslocamentos e Cartografias na arte contemporânea coordenado pelas professoras do Centro de Artes.

O “Dispositivo ambulante para comer, conversar e desenhar observando a vista” trata-se de um carrinho de madeira que estava em circulação no Campus. O dispositivo móvel foi projetado pelas professoras Gonçalves e Monsell e construído pelo marceneiro Orlando Hessler (o Ligeirinho) de Pelotas. O carrinho contem compartimentos que disponibilizam para o público no Campus lápis, giz de cera, bolachas, bergamotas, garrafas térmicas com chá, adesivos mostrando imagens do entorno, papéis em branco para desenhar e cartões de vista-mirante. Estes elementos possibilitam a interação das pessoas e despertam o interesse para desenhar, conversar e olhar a vista da paisagem urbana no seu entorno.

A proposta é inovadora em termos de emergir da aproximação de duas pesquisas em poéticas visuais distintas. Alice Monsell pesquisa sobre o contexto doméstico e busca, em seus trabalhos, transformar espaços públicos em ambientes que propiciam a interação e o diálogo. Uma arte de compartilhamento também é um aspecto central da poética de Duda Gonçalves que concebe sua produção por meio de proposições que envolvem atitudes colaborativas a partir de uma atenção sobre as coisas e fatos banais, como por exemplo, ver a vista.

Esta quinta edição de FPES: Perdidos no Espaço em Porto Alegre é uma exposição coletiva de artistas que exploram a expansão dos limites da atuação artística, que apresentou intervenções, ações efêmeras, propostas colaborativas, cartazes e filmes, bem como o Plataforma Diálogos Abertos, ou seja, um sítio localizado no Salão Nobre do ICBS/UFRGS, onde artistas e a comunidade tinham acesso às mais distintas proposições e onde foi possível discutir sobre as intervenções artísticas realizadas no Campus Central da UFRGS. O evento também abrange o lançamento e distribuição do 3º número do jornal impresso de “FPES: Diálogos Abertos - Perdidos no Espaço, Campus Central UFRGS 2011”, coordenado pela Profª Dos Santos(ed.), com vínculo ao grupo de pesquisa Veículos da Arte (CNPq), coordenado pelo Prof. Dr. Hélio Fervenza do PPGAV/IA/UFRGS.

Mais informações sobre as propostas artísticas de “Diálogos Abertos-Perdidos no Espaço 2011”  podem ser acessadas no site do Programa de Extensão FPES: Formas de Pensar a Escultura – Perdidos no Espaço, disponível em: http://www6.ufrgs.br/escultura/. O vídeo “Dispositivo ambulante para comer, conversar e desenhar observando a vista Perdidos no Espaço”, está disponível em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=75kKVCTck2I.