Mais de 4 mil fazem as provas do Pave neste domingo(18)

16 de Dezembro de 2011

Espalhados em quatro locais da cidade, 4.070 alunos do ensino médio prestam as provas do Programa de Avaliação Escolar (Pave) da UFPel, a partir das 8h deste domingo(18). Os candidatos inscritos nas três etapas do programa, que é um processo seletivo seriado alternativo de ingresso aos cursos de graduação da Universidade, responderão às provas no Campus Porto da UFPel (antigo Anglo), nos Colégios Assis Brasil e São José e no Campus das Ciências Sociais da Universidade.

São 730 os alunos da terceira fase, que disputam 349 vagas em 69 cursos para 2012, o que corresponde a dez por cento do ofertado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC.

Os portões fecharão às 8h. O tempo para a realização das provas será de cinco horas. A Universidade orienta que os candidatos estejam nos locais com 30 minutos de antecedência, levando documento de identidade com foto e caneta preta ou azul. Em caso de perda da carteira de identidade, será preciso apresentar o boletim de ocorrência na Polícia. Não será permitido o uso de eletrônicos, como calculadoras, relógios e celulares. Os relógios serão tirados do pulso e os celulares desligados ou desconectados da bateria e guardados.

Os candidatos podem ver o local de prova na página do Pave, que é a http://ces.ufpel.edu.br/vestibular/pave/, na janela Consulta Rápida. Neste endereço, consta a relação candidato por vaga de cada curso e os editais de cada etapa, onde podem ser tiradas as dúvidas sobre a realização do processo. Cada candidato deve consultar seu local de prova. Os locais não foram divididos por etapas, assim, alunos da mesmo etapa poderão prestar provas em locais diferentes. No site será informado o local, endereço, sala e cadeira para a realização da prova.

O Pave, lançado em 2004, é uma modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da UFPel, constituindo-se em um processo gradual e sistemático, que ocorre ao longo do ensino médio, alicerçado na integração entre a educação básica e a superior, visando à melhoria da qualidade do ensino. O Programa permite o acompanhamento das aprendizagens construídas pelo aluno durante o ensino médio, motivando-o a buscar um melhor desempenho durante o processo.