Pós-Graduação em Química aprova proposta no edital Casadinho/Procad 2011

14 de Dezembro de 2011

O programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPel aprovou a proposta enviada ao Edital MCTI/CNPq/MEC/Capes – AçãoTransversal no 06/2011 – Casadinho/Procad. A proposta visa a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel, através da colaboração com outros programas que estão em grandes centros tradicionais de pesquisa e que já são consolidados: Unicamp, UFRGS e UFSM, todos com conceito 7 (Capes).

O objetivo central da proposta é o fortalecimento, especificamente, das linhas de pesquisa emergentes do PPGQ da UFPel – Estudos em Química Analítica e Ambiental e Estudos em Química Inorgânica e Físico-Química.

A integração destes grupos, que pontualmente já possuem histórico de colaborações, permitirá uma melhora significativa na qualidade das atividades de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas. Também proporcionará uma melhora na formação de recursos humanos e um aumento da qualidade da produção científica. Além disso, estas colaborações com as outras instituições permitirão que os alunos de Graduação e Pós-Graduação possam desenvolver parte de seus projetos de pesquisa, através de estágios e Doutorado Sanduíche no País.

“Certamente, a aprovação desta proposta é muito importante para o PPGQ da UFPel, pois propiciará o seu fortalecimento, crescimento eaumento da sua visibilidade, em busca da consolidação do Programa”, enfatiza o coordenador do Programa, professor Anderson Schwingel Ribeiro.