Docente do Pós em Enfermagem ganha o Prêmio Capes de Tese 2010

13 de Dezembro de 2011

maria-elena-echevarria-guanilo.JPGA professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem, Maria Elena Echevarría Guanilo, foi selecionada no Prêmio Capes de Tese 2010 entre os 45 melhores trabalhos de conclusão de doutorado apresentados no país em 2009. A premiação acontecerá no dia 15 de dezembro, na sede da Capes, em Brasília.

Intitulado Validação da “Burns Specific Pain Anxiety Scale - BSPAS” e da “Impact of Event Scale - IES” para brasileiros que sofreram queimaduras, o estudo avaliou a dor e o impacto que o trauma de uma queimadura pode causar para o paciente. “Utilizamos quatro escalas para verificar e validar a escala BSPAS, que avalia ansiedade frente a procedimentos dolorosos, e a escala IES, que avalia o estresse pós-traumático, adaptando-as para pacientes com queimaduras”, disse a professora.

O estudo acompanhou 91 pacientes e foi realizado em quatro etapas, a primeira etapa caracterizou-se por uma coleta de dados sobre a internação e o tratamento; na segunda etapa, o paciente foi acompanhado durante os primeiros sete dias de tratamento, três vezes por dia, para ser avaliado através da escala de dor; na terceira etapa, foram aplicadas as escalas BSPAS e IES e na quarta etapa foram aplicadas escalas para medir estresse, autoestima e depressão entre o 4° e 6° mês e entre o 9° e 12º mês após a queimadura.

De acordo com a professora, o estudo comprovou que quando as duas escalas são utilizadas paralelamente, torna-se possível identificar variações durante o tratamento no hospital que indicarão limitações que o paciente terá no futuro em função do trauma, sendo possível minimizar essas consequências durante o tratamento.

A Unidade de Referência de Atendimento a Queimados da Associação de Caridade Santa Casa de Misericórdia de Rio Grande já está utilizando as escalas no tratamento dos pacientes, com base nesse estudo. Além disso, a professora coordena um grupo de extensão e pesquisa na UFPel que realiza ações voltadas a prevenção em escolas, grupos de gestantes e Unidades Básicas de Saúde.

Segundo Maria Elena, a premiação aconteceu devido a citação do trabalho na produção internacional em revistas de auto impacto. A defesa do trabalho aconteceu em agosto de 2009 e o projeto foi orientado pela professora da USP, Lídia Aparecida Rossi, dentro do Programa de Pós-Graduação Interunidades de Doutoramento em Enfermagem e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, ambos da USP.