Começam as obras do Hospital-Escola da UFPel

12 de Dezembro de 2011

img_3656.jpgAto realizado nesta segunda-feira(12) à tarde, junto ao Ambulatório da Faculdade de Medicina, deu início às obras do futuro Hospital-Escola(HE) da UFPel. A solenidade foi presidida pelo reitor Cesar Borges e contou com as presenças de autoridades locais e regionais vinculadas ao setor da Saúde e de representantes da comunidade universitária, da alta administração da UFPel e da Fundação de Apoio Universitário(FAU).

img_3681.jpg img_3713.jpg Após a assinatura do contrato com a empresa Instaltec, de Porto Alegre, vencedora da licitação para esta primeira etapa, o reitor colocou a pedra fundamental da obra no terreno que receberá o prédio do Hospital. A construção do Bloco Três do Hospital, dedicado à Oncologia, com 4,3 mil metros quadrados, deverá estar concluída em um ano. A Universidade realizará as licitações dos outros dois blocos, com 22 mil metros quadrados e 2,1 mil metros quadrados, no começo do próximo ano, devendo as construções iniciarem ainda no primeiro semestre de 2012.

A construção do Hospital-Escola, cuja aprovação foi anunciada em Brasília no fim de setembro, envolve recursos da ordem de R$ 121 milhões. O Hospital deverá ter 370 leitos. Com o começo das obras, a UFPel dá a partida para concretizar o sonho acalentado pelo primeiro diretor da Faculdade de Medicina, professor Naum Keiserman, falecido em setembro, e cultivado por diversas décadas por outros diretores e personalidades, entre as quais destaca-se o reitor Cesar Borges, em inúmeras tratativas, desde sua primeira gestão na Reitoria, no período 1993-1996. O novo HE terá o nome do professor Naum Keisermann e contará com Pronto-Socorro.

No período de setembro a dezembro, ocorreu a execução de todas as etapas técnicas que atenderam às exigências legais para o início das obras, o que se dá a partir de agora. O reitor destacou que há 27 anos tem trabalhado, juntamente com colegas da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Enfermagem, de toda administração da Reitoria e da FAU, para que este ideal das comunidades discente e docente da Faculdade de Medicina e de outras áreas da saúde se tornasse realidade, o que está ocorrendo agora.

Cesar Borges lembrou que mais uma vez as promessas feitas em períodos eleitorais da atual gestão estão sendo cumpridas e que sente-se feliz por contribuir desta maneira com a saúde de Pelotas e da Metade Sul do Estado. “No período de três anos esta grande obra está em pleno funcionamento”, festejou Borges.

O reitor agradeceu ainda às equipes da Universidade e da FAU que trabalharam na execução do projeto do Hospital e ressaltou que a proposta da UFPel foi a única no país de construção de HEs contemplada pelo governo federal com recursos neste ano.

O diretor da Faculdade de Medicina, Farid Nader, disse que o momento era de muita felicidade para a unidade, “a concretização de um sonho, um dia histórico”. A secretária municipal da Saúde, Arita Bergmann, classificou a construção do hospital como uma boa nova que se torna realidade, “um marco histórico para Pelotas e região, fruto de esforço de muitos, liderados pelo reitor Cesar Borges”.