UFPel realiza curso de Doma Racional

25 de Novembro de 2011

doma.JPG Está sendo realizado o XI Curso de Doma Racional e Linguagem Corporal, no parque da Associação Rural de Pelotas. Este curso é um projeto da UFPel, IFSul/CAVG, Associação Rural de Pelotas e Estância Ginkgo. Iniciou o dia 18 de novembro e está com 22 participantes de dez municípios do RS e um participante da Colômbia que foi convidado a participar através do intercâmbio entre a UFPel, IFSul e Universidade La Salle de Bogotá. O grupo é formado por estudantes, usuários urbanos do cavalo e profissionais que trabalham em propriedades rurais.

O Método apresentado é baseado em etologia (estudo do comportamento do cavalo) e através de exercícios progressivos o potro totalmente xucro é amansado. O domador passa a ser o companheiro do animal, pois o cavalo é um animal social e necessita conviver com os seus parceiros.  Utiliza os sentidos do animal e o seu comportamento para avançar a cada seção, sempre repetindo o que foi feito anteriormente e avançando com novos exercícios. Ao final o cavalo caminha junto, segue o domador, e permite que seja montado e governado de cima. Este método está baseado na aplicação dos curso anteriores, os quais sofreram avaliações a cada seção – todos os participantes e cavalos, o que soma mais de 230 avaliações de conjuntos potros-domadores.

O Curso tem 6 instrutores que trabalham com os participantes divididos em 3 grupos e ainda são auxiliados por 15 monitores – estudantes do CAVG, Fac de Agronomia, Veterinária e Zootecnia que foram treinados nas técnica do Método ao longo do ano de 2011 – abril a outubro. Ocorre uma revezamento entre os 3 grupos de participantes e os instrutores e monitores.

No próximo domingo 27.11.11, ocorrerá a apresentação final dos conjuntos cavalos-domadores na pista central da ARP. Pela manhã, com início às 8 horas será a Doma de Chão e pela tarde – 14 horas a Doma Montada. Os participantes serão avaliados por 3 jurados, Roberto Xavier Martins, diretor secretário da ARP, advogado e produtor rural, José Carlos Batista de Deus, Veterinário e produtor rural e Cristhian Davesac, produtor rural. O participante que ficar em primeiro lugar ganhará como prêmio o potro que domou, oferecido pela Estância Ginkgo de Dom Pedrito.

O próximo curso será de 16 a 25 de novembro de 2012. Mais informações no site www.ufpel.tche.br/cavg/doma.