Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Núcleo de Teatro criará espetáculos a partir de poéticas teatrais

25 de Novembro de 2011

O Núcleo de Teatro da UFPel é um programa de extensão do Departamento de Arte e Cultura da PREC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Foi criado como projeto de extensão em 1995. Ao longo de seus 16 anos de atividades ininterruptas, o Núcleo (como é conhecido pela comunidade pelotense) tornou-se um espaço em que é possível ter experiências estéticas que dialogam com as mais diversas linhagens de poéticas teatrais. Entre 2007 e 2011 as poéticas estudadas e que proporcionaram inúmeros espetáculos e experimentos poéticos foram as do russo C. Stanislavski e do polonês J. Grotowski.

Em 2012, o Núcleo iniciará uma nova jornada, que deve ser cumprida em aproximadamente quatro anos: estudar, experimentar e criar espetáculos a partir de poéticas teatrais que tem como princípio o performativo. As poéticas selecionadas serão estudadas em termos de períodos cronológicos, sendo poética de Meyerhold (1905-1940), de T. Kantor (1950-1970), de Eugênio Barba (1970-2000) e, finalmente, a do Núcleo de Teatro da UFPel (2007-2011).

Para quem tem interesse em conhecer um pouco mais do Núcleo, uma boa oportunidade é assistir ao experimento poético CASA ou Polifônico 2. Esse experimento de espetáculo ocorre todas as sextas-feiras, às 24h, na sede do grupo (R. Andrade Neves, 1149). Como o espaço que abriga o experimento é pequeno, há uma limitação de espectadores por sessão. Para tanto é preciso fazer reserva pelo e-mail: ufpel.teatro@gmail.com.

O experimento CASA ou Polifônico 2 é resultado da reunião das ações de dois projetos do programa Núcleo de Teatro Universitário: os acadêmicos integrantes do Núcleo 1 (projeto de teatro pós-dramático) e os alunos de diversos cursos de graduação da UFPel que compõem o Núcleo 2 (projeto que tem como objetivo oportunizar a estudantes trabalhadores ou com carga horária integral um contato com a linguagem teatral contemporânea) encenam trechos de obras dramáticas como “Fausto” de Goethe, “Salomé” de O. Wilde, “Diante da palavra” de V. Novarina, entre outros.

O público passeia pelas cenas que é sempre permeada pelo coro que, a cada cena, comenta as ações que acontecem no foco principal. Ao final do trajeto de aproximadamente 2 horas de cenas, atores e espectadores se reúnem e trocam impressões sobre o acontecimento. Nesse momento também são lidos trechos de projetos futuros do Núcleo 2.

O elenco do experimento CASA é composto por Ana Paula de Freitas, Carlos Eduardo Pérola, Elias Pintanel, Giovanna Hernandes, Laerte Sancho, Marcio Ferreira, Mauricio Rodrigues, Rafaela Duccini, Rosberguer Camargo e Viviane Famil. Os figurinos são de Marcelo Silva e Larissa Tavares. A dramaturgia, espaço e coordenação geral de Adriano Moraes.

Seção: Notícias