UFPel e UDELAR analisam a criação de Laboratório de Aromas

24 de Novembro de 2011

aromas.JPG Nesta terça-feira (22), em Santana do Livramento, o reitor Cesar Borges recebeu, no Núcleo de Estudos Fronteiriços/Centro de Integração do Mercosul, autoridades uruguaias para debater e analisar a criação de um “Laboratório de Aromas”. A reunião contou com a presença do professor da Universidad de la República, UDELAR, Francisco Carrau e da bioquímica clínica Lelina Leites, da Intendência Departamental de Rivera.

As duas Universidades estudam um projeto de cooperação e iniciam reuniões. Do lado brasileiro, o reitor Cesar Borges determinou ao GT de Vitivinicultura verificar quais cursos e professores poderão contribuir para a implantação da ideia. O  professor e diretor da “Bodegas Carrau”, Francisco Carrau, disse que o “Laboratório de Aromas” atenderia os aspectos relativos ao vinho neste mister e de outras frutas, os chamados fermentados de laranja, a sidra, que é uma bebida preparada com o sumo de maçã, entre outras muitas bebidas para analisar, classificar e certificar.

Ao final, o reitor disse que o pioneirismo do Brasil e do Uruguay na implantação de maneira compartilhada do único “Laboratório de Aromas” no Brasil e em uma de suas fronteiras, é sem dúvida mais uma manifestação do protagonismo da UFPel na integração de saberes no ensino, na pesquisa e extensão entre duas instituições de ensino superior, tendo como foco o desenvolvimento dos pequenos produtores da agricultura familiar fixados na faixa de fronteira em ambos os lados. O reitor afirmou ainda que serão providenciadas tratativas em Brasília, nos ministérios envolvidos na proposta, já nos primeiros dias de dezembro.