UFPel presente no Congresso Baiano de Pesquisadores Negros e Seminário Internacional Áfricas

26 de Outubro de 2011

A professora Rosemar Gomes Lemos representou a Universidade Federal de Pelotas no III CONGRESSO BAIANO DE PESQUISADORES NEGROS e no III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ÁFRICAS, eventos realizados no Campus V da Universidade do Estado da Bahia, em Santo Antônio de Jesus, entre os dias 12 e 16 de outubro.

Um dos objetivos do evento foi estimular diálogos com pesquisadores e instituições nacionais e internacionais de pesquisas, intensificando a ampliação de debates e proposições na área dos Estudos Africanos e da Diáspora, com vistas a instituir e fortalecer uma rede de solidariedade acadêmica e social entre os intelectuais negros e negras do Brasil, e os intelectuais dos países africanos.

A professora apresentou no dia 13 de outubro o trabalho científico “Inventores Negros – Uma Abordagem Diferenciada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” que relata a proposta desenvolvida pelo Grupo Design, Escola E Arte (DEA) para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília-DF, em 2010. O projeto foi desenvolvido para implantação no estande da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

O grupo DEA é multidisciplinar e coordenado por cinco professoras das Redes Estadual e Federal de Ensino, pertencentes às áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e de Linguística, Letras e Artes. Constitui-se também de estudantes dos segmentos da Rede Estadual de Ensino, UFPel, FURG, UCPel e IFRS, pertencentes aos cursos de Administração, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Design Digital, Design Gráfico, Educação Física, Engenharia Química, Geografia, Geoprocessamento, Gestão Hospitalar, Jornalismo e Sistemas para Internet.

Mais informações sobre o Grupo em www.grupodea.org.