Pesquisa com participação da UFPel recebeu o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

24 de Outubro de 2011

O projeto de pesquisa intitulado “Estratégias biotecnológicas para o controle de enfermidades bacterianas e por protozoários intracelulares que afetam o gado bovino do Mercosul”, desenvolvido com a participação de pesquisadores da Argentina, Uruguai, Paraguai e do Brasil, foi contemplado com o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2011. A participação brasileira neste projeto é representada pelo professor Odir Dellagostin, do Núcleo de Biotecnologia do CDTec da UFPel. Também participaram do projeto as alunas de doutorado em Biotecnologia, Caroline Rizzi e Daniela Ramos.

Patrocinado pela Unesco, o Prêmio é concedido anualmente desde 1998 e, neste ano, premiou os melhores trabalhos sobre “Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável”. O objetivo da premiação é reconhecer os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa, que representam potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul. Ao todo, concorreram à premiação 304 trabalhos, distribuídos em quatro categorias.

O projeto premiado na categoria Integração foi desenvolvido entre os anos de 2009 e 2011, e o trabalho realizado na UFPel teve como objetivo desenvolver uma vacina contra tuberculose bovina e um teste de diagnóstico capaz de diferenciar animal vacinado de infectado. O financiamento foi da Comunidade Européia, através do programa Biotecnologias para o Mercosul (Biotecsur).

“Ficamos muito contentes com a distinção, pois representa um reconhecimento pela qualidade do trabalho desenvolvido e nas instituições parceiras do Uruguai, Argentina e Paraguai”, destacou o professor Dellagostin. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 22 de novembro em Montevidéu. Outras informações podem ser acessadas no site da UNESCO link http://eventos.unesco.org.br/premiomercosul/.