Futuros Gastrônomos empenhados na melhoria do curso

24 de Outubro de 2011

gastronomia.JPG Uma turma unida, com força de vontade e motivada. Isso é o que faz o bom andamento do curso tecnólogo em Gastronomia da Universidade. O curso de gastronomia foi aberto no segundo semestre de 2010 e hoje conta com quase tudo que precisa, dois professores efetivos e dois temporários e uma cozinha completa para as aulas práticas, tendo, até momento, somente duas turmas.

Além de contar com laboratórios para as práticas do curso, a graduação procura participar de eventos, para que os estudantes vejam como funcionam. No início de 2011 ocorreu a “Calourada”, promovido pelo DCE da UFPel e nesse evento os acadêmicos produziram parte do lanche oferecido. “Foi uma experiência muito boa” disse a professora do curso, Mariane Lindemann.

Mariane também contou que a chegada dos professores qualificou a graduação em gastronomia, mas para ela, a união da turma foi um dos fatores fundamentais para o bom andamento do curso. E, os próprios estudantes reconhecem essa evolução. “O curso melhorou muito desde o primeiro semestre”, disse a estudante da primeira turma Thais Cruz.

Recentemente os professores do curso foram participar de um congresso na Colômbia, “Escolas de Gastronomia”. Lá foram discutidas questões no campo de pesquisa em gastronomia e, segundo a professora, o curso deseja formar profissionais que se dediquem a essa área e que valorizem o gastrônomo. Além disso, o profissional deverá ser responsável e comprometido com os três conceitos da gastronomia, que são a técnica, a história e a nutrição.

O mercado de trabalho para o gastrônomo é muito grande, mas segundo a professora Mariane, Pelotas ainda não está preparada para receber esse tipo de profissional. Mesmo assim, houve grande procura pelo curso este ano. “As vagas foram preenchidas muito rápido”, contou a docente.