V Seminário Internacional em Memória e Patrimônio será realizado em Pelotas

3 de Outubro de 2011

O Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está promovendo a quinta edição do Seminário Internacional em Memória e Patrimônio (SIMP), nos dias 5, 6 e 7 de outubro. Esse ano, a temática abordada será “Memória e Esquecimento”.

Para debater essa temática, o evento irá contar com a participação de cinco conferencistas. Para a abertura do evento, será realizada uma palestra que irá discutir “a memória, a perda e a dúvida”, com o antropólogo francês, Joel Candau, que está lançando a versão em português de seu livro “Memória e Identidade”.

Na noite do dia 5, será realizada a conferência de Régine Robin, professora do Departamento de Sociologia da Universidade do Québec em Montréal. No segundo dia do Seminário, a temática do evento será abordada através de imagens, com a palestra do fotógrafo argentino, Gustavo Germano, autor da mostra “Ausencias”, na qual estabelece uma relação entre imagens antigas e atuais, destacando a ausência de vítimas do regime ditatorial argentino, entre os anos de 1976 e 1983.

No último dia do SIMP, serão realizadas mais duas conferências: à tarde, com o professor do Instituto de Biociências da UFRGS, Jorge Quillfeldt, que realiza pesquisas na área de Neurofarmacologia e Psicobiologia da Memória; e à noite, com Márcio Selligman Silva, professor historiador da Unicamp, que irá debater a temática “recordar e esquecer – memória, subjetividade e política”.

Além das conferências, o V Seminário Internacional em Memória e Patrimônio ainda irá realizar duas mesas-redondas que irão debater o direito a memória e a memória e o esquecimento ligados à arqueologia.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site: http://simp.ufpel.edu.br/.

O que: V Seminário Internacional em Memória e Patrimônio
Data: 5, 6 e 7 de outubro de 2011.
Local: Associação Comercial – Salão Nobre
Rua Sete de Setembro, 274 – Pelotas/RS

Os Conferencistas

Joel Candau - Professor de Antropologia da Universidade de Nice Sophia Antipolis. Diretor do Laboratório de Antropologia e Sociologia “Memória, Identidade e Cognição Social” (LASMIC). Suas pesquisas estão inscritas no campo da Antropologia cognitiva, nos temas das diversas formas de memória compartilhada ou supostamente compartilhada (memória familiar e genealógica, memória coletiva, etc) distinguindo notadamente no trabalho de memória os aspectos protomemoriais, memoriais e metamemoriais.

Régine Robin - Professora titular do Departamento de Sociologia da Universidade do Québec em Montréal. É historiadora, socióloga e romancista. Fervente adepta da insterdisciplinaridade assinou mais de 20 obras cientificas. Como teórica contribuiu para a fundação da Escola Francesa de análise do Discurso e foi co-fundadora do Centro Universitário de Análise do discurso e sociocrítica dos textos. Com Marc Angenot dirige a Rede de análise de ideologias e culturas contemporâneas. É professora convidada de Universidades francesas, alemãs, norte-americanas e latino-americanas.

Jorge Quillfeldt - Professor do Departamento de Biofísica do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha com pesquisas na área de Neurofarmacologia e Psicobiologia da Memória. Licenciado em Física (1986), mestre em Ciências Biológicas: Bioquímica (1989) e doutor em Ciências Biológicas: Fisiologia (1994), sempre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gustavo Germano - Fotógrafo argentino, radicado em Barcelona. Em 2008, lançou a mostra “Ausencias”, na qual trabalha com a questão da memória e do esquecimento através de fotografias, estabelecendo uma relação entre imagens antigas e atuais, destacando a ausência de vítimas do regime ditatorial argentino, entre os anos de 1976 e 1983.

Marcio Selligman Silva - Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Freie Universität Berlin (1996), pós-doutorados pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998, CNPq e 1999, FAPESP), pós-doutorado pelo Zentrum Für Literaturforschung Berlim (2002) e pós-doutorado pelo Department of German, Yale University (2005). É Professor livre-docente de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas. Coordena o Projeto Temático FAPESP “Escritas da Violência”. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Comparada. Atua principalmente nos seguintes temas: romantismo alemão, teoria da tradução, testemunho, literatura e outras artes, teoria estética do século XVIII ao XX e a obra de Walter Benjamin.