Lançamento do livro sobre a história do Frigorifico Anglo em Pelotas

30 de Setembro de 2011

publico.JPG Aconteceu na quinta-feira (29) às 18h, o lançamento do livro, “Entre os valores do patrão e os da Nação, como fica o Operário? – O Frigorifico Anglo em Pelotas: 1940-1970” de autoria de Neuza Regina Janke, editado com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PREC e Programa Vizinhança.

autografo.JPG Neuza começou o lançamento agradecendo a Deus, família, amigos, moradores da balsa que dividiram suas histórias, a imprensa (em especial o jornal Diário da Manhã), professores, funcionários do programa vizinhança e a Universidade Federal de Pelotas.

A obra trata da ligação do bairro da balsa com o Frigorifico, pois quase oitenta por cento dos moradores da vila eram operários do Anglo; também acrescenta que a ocupação daquele espaço deu-se pela necessidade deles residirem próximo ao local de trabalho, razão pela qual eles transformaram a maior parte do banhado em espaço de moradia.

O evento foi marcado pela presença de convidados, amigos, familiares, imprensa e moradores da região da Balsa, assim como pela ilustre participação do reitor Cesar Borges, que encerrou parabenizando a belíssima edição do livro, assim como, anunciando que este será o primeiro livro a fazer parte do museu da Universidade Federal de Pelotas.