Livro Perspectivas para a Faixa de Fronteira será lançado em evento na UFPel

28 de Setembro de 2011

Com a coordenação do Núcleo de Estudos Fronteiriços do Centro de Integração do Mercosul, o livro “Perspectivas para a Faixa de Fronteira” será lançado durante o Congresso Internacional de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional no Mercosul – O papel da universidade, a ser realizado na UFPel nos dias 5, 6 e 7 de outubro.livro_-_perspectivas_para_faixa_de_fronteira1.JPG

A publicação tem origem a partir dos temas abordados nas palestras proferidas durante o seminário Perspectivas para a Faixa de Fronteira, organizado pela Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e realizado no Palácio do Planalto em dezembro de 2010, em Brasília.

Na oportunidade, o reitor da UFPel professor Antonio Cesar Borges participou do painel Fronteira e Realidades Regionais, falando sobre a atuação da Universidade Federal de Pelotas no contexto da cooperação e integração fronteiriça, em especial com a República Oriental do Uruguai.

Também fazem parte da publicação os temas abordados pela dra. Renata Furtado - Estudos no âmbito do Conselho de Defesa Nacional; senador Mozarildo Cavalcanti - Visão Estratégica da Faixa de Fronteira; Clemente Baena Soares - A Experiência Brasileira na Integração Fronteiriça; Rebeca Steiman - Integração e Interações Espaciais em Zona de Fronteira; professor Roberto Ramos Santos - A Fronteira e a Atuação da Universidade Federal de Roraima; e o professor Tito Carlos Machado de Oliveira -  Geopolítica da Faixa de Fronteira e a Experiência de Mato Grosso do Sul.

O lançamento do livro ocorrerá no dia 7 de outubro, durante as atividades do evento e terá distribuição gratuita aos interessados pelo tema da integração fronteiriça.