UFPel concretiza sonho do Hospital Universitário

27 de Setembro de 2011

img_3758.jpg A UFPel terá seu Hospital Universitário, o que foi objetivo e sonho da Instituição por décadas. O reitor, Antonio Cesar Gonçalves Borges, o pró-reitor administrativo, Elio Paulo Zonta, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Rogerio Daltro Knuth, e o diretor-executivo da Fundação de Apoio Universitário, Luiz Vicente Borsa Aquino, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira(27) com o Dr. Celso Fernando Ribeiro de Araújo, coordenador-geral dos Hospitais Universitários da Diretoria de Hospitais Universitários e Residências de Saúde, da Secretaria de Educação Superior do MEC, em Brasília.

Na oportunidade foi entregue pelo reitor o projeto de construção do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, o qual, após análise, foi aprovado e comunicada a liberação de recursos para começar a construção. O total da obra está estimado em R$ 121 milhões. O Hospital deverá ter 370 leitos e será erguido junto ao Ambulatório da Faculdade de Medicina.

A solenidade que marcará essa nova etapa da UFPel na área da saúde ocorrerá no dia 18 de outubro, ocasião em que também será inaugurado o Bloco B do Centro de Pesquisa em Saúde Dr. Amilcar Gigante.

No período de setembro a dezembro deste ano haverá a execução de todas as etapas técnicas que atendam às exigências legais para o início das obras, o que deverá ocorrer em dezembro. O primeiro Bloco a ser edificado será destinado para atender os pacientes com câncer.

O reitor destaca que há 27 anos tem trabalhado, juntamente com colegas da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Enfermagem, de toda administração da Reitoria e da FAU, para que este sonho da comunidade discente e docente da Faculdade de Medicina e de outras áreas da saúde se tornasse realidade, o que está ocorrendo agora.

Cesar Borges lembrou que mais uma vez as promessas feitas em períodos eleitorais da atual gestão estão sendo cumpridas e que sente-se feliz por contribuir desta maneira com a saúde de Pelotas e da Metade Sul do nosso Estado. “No período de três anos esta grande obra está em pleno funcionamento”, festejou Borges. O reitor, falando de Brasília, lembrou que o Hospital Universitário era também um sonho do professor Naum Keisermann, fundador e primeiro diretor da Faculdade de Medicina, recentemente falecido.