UFPel lança Transporte Circular de Apoio e Ronda Tático-Móvel

30 de Agosto de 2011

_mg_17331.JPG A administração superior da UFPel, para facilitar a comunicação física entre as unidades do Campus das Ciências Sociais  e do novo Campus Porto, e para a segurança dos alunos e servidores que transitam nas ruas daquela região, está implantando dois projetos inovadores: a  ronda tático-móvel e o transporte circular de apoio.

ronda tático-móvel, já em funcionamento, se constitui na manutenção de agentes de vigilância em constante circulação em motocicletas pelas ruas onde a Universidade tem os seus prédios na região do Porto. Deste modo, os alunos estão protegidos de todo e qualquer dano físico e moral por parte de terceiros ao longo do trajeto que habitualmente utilizam. Assim, na eventualidade de qualquer ocorrência anormal no período de aulas, os agentes da ronda acionarão imediatamente a Polícia Civil e a Brigada Militar.

“UFPel circular de apoio” é outra iniciativa da Reitoria, que  estará disponibilizando brevemente a utilização de microônibus para o deslocamento de alunos, preferencialmente, de um Campus para outro desta região. Trata-se de transporte circular de apoio, descrevendo um percurso de cinco quilômetros a cada 20 minutos, em média O trajeto a ser desenvolvido pelos veículos pode ser visto no esquema apresentado em anexo.

parada1.JPG Abrigos para melhor proteção da comunidade universitária, edificados conforme as normas da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito ,  estarão localizados nas ruas Lobo da Costa (esq. Almirante Barroso), Alberto Rosa (esq. Almirante Tamandaré) e Gomes Carneiro (interior do Campus Porto).

mapa_novo1.JPG Destaca o reitor Cesar Borges, que esta ação, idealizada pela Pró-Reitoria de Infraestrutura, não substitui o trabalho realizado pelas empresas que executam as tarefas de transporte público, pois a UFPel circular de apoio serve apenas para evitar prejuízos às atividades que os alunos devem realizar em diferentes faculdades um pouco distantes umas das outras, quando são necessários deslocamentos com maior brevidade.

Cesar Borges salienta a permanente preocupação da administração superior da universidade, sobretudo com o segmento discente, razão principal da existência da instituição. “A ronda tático-móvel e a circular de apoio são ações inovadoras que marcam ainda mais a  presença da Universidade de forma efetiva no Porto e modificam gradativamente para melhor a paisagem da região onde Pelotas nasceu”, observa o reitor.