Setor de Máquinas Agrícolas conquista Prêmio Gerdau Melhores da Terra

30 de Agosto de 2011

O setor de Máquinas Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas conquistou o Prêmio Gerdau Melhores da Terra, Edição 2011, na categoria Pesquisa e Desenvolvimento, nível estudante com o trabalho intitulado “Desenvolvimento de um debulhador manual de milho verde para agricultura familiar”. O equipamento, que já se encontra em fase de pedido de patente, foi desenvolvido sob a orientação principal do Prof. Antônio Lilles, com co-orientação dos Profs. Ângelo Reis e Roberto Lilles, tendo a participação do Engo. Agrícola, Bolsista EXP-3 CNPq, Tiago Custódio, doutorando Roger Spagnolo e mestrandos Tiago Bertoldi, André Oldoni e Boris Niemczewski todos ligados à área de Avaliação, otimização e desenvolvimento de tecnologias em mecanização agrícola para agricultura familiar do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção.

Trata-se de uma máquina que visa ocupar uma lacuna não atendida pelos fabricantes, que é o de máquinas que utilizem conceitos de engenharia, mas que sejam simples e resolvam problemas pontuais na agricultura familiar. Os debulhadores de milho verde, comercializados atualmente são desenvolvidos para produção em grande escala, tornando-se um equipamento inacessível aos agricultores familiares. A solução para o problema foi desenvolvida, inicialmente em computador e resultou em uma concepção simples, eficiente, de baixo custo e segura para debulhar milho verde em propriedades agrícolas ou agroindústrias de base familiar, sendo que para seu acionamento se faz necessário apenas a energia humana.

O equipamento permite a retirada total do grão da espiga sem perdas ou possibilidade de acidentes possibilitando a utilização do grão na fabricação de conservas, cremes e outros produtos derivados do milho verde. O protótipo foi construído e testado na Oficina de Protótipos do Laboratório de Máquinas Agrícolas da UFPel, tendo contado para seu desenvolvimento com recursos financeiros obtidos junto ao Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento – CNPq, Edital MCT/CNPq/MDA/SAF/Dater Nº 033/2009.

Criado há 29 anos, o Prêmio Gerdau Melhores da Terra, maior premiação da América do Sul para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas, acompanha a indústria de máquinas e equipamentos agrícolas e aponta os equipamentos mais modernos e eficientes do setor. Como conseqüência, incentiva o desenvolvimento de novas tecnologias para a agricultura do Mercosul. A categoria Pesquisa e Desenvolvimento está voltada a pesquisadores ligados a instituições de ensino, pesquisa e extensão, estudantes universitários e inventores cujos trabalhos e inovações, caracterizados como inventos, estejam direcionados às áreas de máquinas e mecanização agrícola, energia na agricultura, ciência e tecnologia pós-colheita e engenharia de água e solo.

A categoria Pesquisa e Desenvolvimento tem três níveis: Nível Estudante: concorrem trabalhos realizados por estudantes universitários de graduação ou pós-graduação de instituições de ensino e pesquisa do Mercosul e do Chile. Nível Pesquisador: concorrem trabalhos realizados por pesquisadores ligados ou não a instituições de ensino e pesquisa do Mercosul e do Chile. Nível Inventor: concorrem invenções produzidas no Mercosul e no Chile, inclusive as desenvolvidas fora das instituições formais de ensino e pesquisa, que venham a contribuir favoravelmente para o processo de produção agrícola, a segurança, o bem-estar, a qualidade de vida do trabalhador rural e a preservação do meio ambiente.

Em 2011, o Prêmio registrou 209 inscritos em suas quatro categorias: Destaque (35), Pesquisa & Desenvolvimento (130), Novidade-Expointer (21) e Novidade-Agrishow (23). Os pesquisadores receberão o prêmio em solenidade que será realizada no dia 31/08/2011, na sede da Gerdau Aços Longos em Sapucaia do Sul.