Faculdade de Educação comemora 35 anos

29 de Agosto de 2011

img_7896.JPGA festa comemorativa dos 35 anos da Faculdade de Educação, realizada na sexta-feira (26 de agosto), reuniu em torno de 300 pessoas para parabenizar uma trajetória de luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade social. Estiveram presentes, além da comunidade da FaE, familiares, docentes e técnico-administrativos aposentados que fizeram sua história, docentes e técnico-administrativos de outras unidades acadêmicas, representantes de sindicatos, da 5ª CRE, de escolas da rede pública, além de estudantes de vários cursos da UFPel. Na ocasião foram homenageados docentes e técnico-administrativos aposentados e foi lançado um marcador de livro comemorativo aos 35 anos da FaE.

Criada em 1976, em um momento em que o Brasil vivia as consequências da ditadura militar e das reformas educacionais, se caracterizou, desde sua gênese, por estabelecer diálogos com as escolas públicas e buscar propostas de formação em uma perspectiva crítica. A FaE recebe anualmente 105 estudantes de Pedagogia, em torno de 100 estudantes para seus cursos de Especialização e em torno de 50 estudantes para os seus dois cursos de Mestrado e o Doutorado em Educação.

Com uma trajetória de luta em torno da defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, a FaE tem possibilitado formação inicial e continuada para milhares de professores, além de Projetos de Ensino, de Extensão e de Pesquisa que colocam o seu Programa de Pós Graduação em Educação como o mais bem avaliado entre os Doutorados em Educação das universidades públicas da região sul do país, com nota 5. Conforme o Diretor da FaE, prof. Dr. Mauro Del Pino, “A trajetória da FaE não é uma história sisuda e acomodada, mas uma história pautada pela consciência de que nada é fixo para quem pensa e sonha”.

As comemorações se estenderão até o final do ano com encontros, debates e seminários que abordarão importantes temas da conjuntura educacional.