Pidi recebe ambulância e lança segunda equipe de atendimento

15 de Agosto de 2011

dsc_4128.jpg O Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (Pidi) do Hospital Escola da UFPel recebeu nesta segunda-feira(15) uma ambulância para os deslocamentos de pacientes oncológicos vinculados ao Programa, que estende sua atuação a pacientes que ingressam no Pronto Socorro Municipal (PS).

Termo aditivo ao convênio já existente entre a Prefeitura de Pelotas e a Universidade, viabiliza também a instalação da segunda equipe de atendimento e amplia o serviço aos pacientes oncológicos que possuem indicação médica para atendimento domiciliar.

O Pidi Oncológico existe há seis anos no Município e monitora pacientes com câncer atendidos pelo Hospital Escola da Fundação de Apoio Universitário (FAU).

No PS são recebidos, diariamente, de cinco a sete pessoas com câncer, que ingressam e ficam aguardando leito. “Muitas delas estão em estágio avançado da doença e podem ser poupadas deste transtorno, recebendo atendimento em seus domicílios”, observa a secretária municipal de Saúde, Arita Bergmann. Ela lembra que há também diversos casos de pacientes que têm uma intercorrência devido aos tratamentos de quimio ou radioterapia e acabam indo para o Pronto Socorro, situações que poderiam ser evitadas se eles estivessem recebendo um monitoramento em casa.

A equipe multiprofissional é composta por um médico oncologista, um enfermeiro, duas técnicas em enfermagem e uma assistente social, e recebe apoio de profissionais de outras áreas, como nutricionista, psicólogo, etc. O monitoramento residencial é feito de segunda a sexta-feira, podem ocorrer até duas visitas diárias por paciente. O encaminhamento do paciente ao Pidi Oncológico é feito por meio do médico do PS.

Além de promover cuidados paliativos e atenção individualizada aos pacientes com câncer, as equipes multiprofissionais também prestam apoio às suas famílias.