Ações de Eficiência Energética são intensificadas na UFPel

15 de Agosto de 2011

imagem1.jpg O aumento significativo do número de alunos na UFPel, nos últimos três anos, resultado de ações do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas (Reuni), e o consequnte crescimento das instalações físicas da Universidade, levou o Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, setor responsável pelo acompanhamento e gestão de todos os pontos de consumo de energia elétrica da instituição, a uma intensificação nas ações que buscam a racionalização do consumo e redução dos custos com energia na UFPel.

Segundo o eletrotécnico do LABCEE, Antônio Carlos de Freitas Cleff,  um dos responsáveis pela aplicação do Programa Permanente de Gerenciamento de Energia Elétrica (PPGEE) da Universidade, a adoção, pela concessionária local de energia (CEEE), de novas normas e dispositivos regulatórios no fornecimento de energia elétrica, constantes na Resolução Normativa 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a partir deste mês, tendem a onerar os valores das faturas, se não forem reavaliadas. Pelas novas regras, o limite de tolerância de ultrapassagem de demanda de energia, um dos itens que compõe a fatura de energia em alta tensão, foi reduzido de 10 para 5%, e o valor da demanda de ultrapassagem é de três vezes o valor normal da demanda.

Antônio cita como exemplo o Centro de Pesquisas em Saúde Amílcar Gigante, que está ampliando significativamente a sua área física e laboratórios. Neste caso, além das faturas de energia elétricas emitidas pela concessionária, para uma análise mais criteriosa e ágil, foi instalado no local um analisador de energia, que possibilita a antecipação da ação junto à concessionária, evitando gastos que adviriam com a ultrapassagem dos valores contratados. Este tipo de trabalho é feito de forma permanente nos mais de 70 pontos de consumo da instituição.

A utilização deste equipamento, adquirido com recursos economizados pelo próprio programa, permite a verificação e registro de várias grandezas elétricas, como tensão e corrente elétrica do sistema, fator de potência, consumo de energia, potência ativa, reativa e aparente, além da demanda de energia no período analisado.

Neste momento, o LABCEE, sob a coordenação de professores dos novos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica da UFPel, está trabalhando no desenvolvimento de um software que possa facilitar a tomada de decisões e a visualização dos efeitos das ações de eficiência energética implementadas na instituição. O PPGEE, desde seu início, já conseguiu uma economia de cerca de R$ 700 mil à Universidade, sendo que parte destes recursos foram reinvestidos em ações de eficiência energética dentro da própria UFPel.

(A foto mostra a instalação do analisador de energia no Centro de Pesquisas Amilcar Gigante)