Metroplan busca apoio da UFPel na consolidação da Aglomeração Urbana do Sul

28 de Julho de 2011

metroplan.JPG A UFPel recebeu na manhã desta quinta-feira(28) a visita do diretor da Metroplan (Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional), Rodrigo Schnitzer, e do coordenador regional Aglomeração Urbana do Sul (Ausul), Marcelo Schames. Recepcionados pelo vice-reitor Manoel Luiz Brenner de Moraes, no exercício da Reitoria, e pelo chefe de Gabinete, Mário Copola, eles trataram sobre a formação do conselho deliberativo da Aglomeração Urbana, cujo objetivo é a formação de um plano diretor regional, com vistas ao desenvolvimento uniforme da infraestrutura urbana.

Segundo Schnitzer, está sendo formado um grupo técnico composto por um ou mais representantes das prefeituras e câmaras de vereadores dos municípios-focos. E a expectativa é de que as universidades da região também participem.

Vinculada à Secretaria de Estado das Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, a Metroplan consolidou-se como órgão de articulação e apoio à gestão regional e urbana, sistematizando o conhecimento territorial estadual em suas diferentes instâncias de organização espacial, contribuindo para o fortalecimento técnico administrativo dos municípios. “Há uma preocupação do governo do Estado no sentido de um olhar diferenciado sobre as aglomerações urbanas, envolvendo as questões de planejamento urbano em geral”, observa o diretor da Fundação.

De sua parte, Marcelo Schames destaca a importância de identificar prioridades através de uma ação articulada, buscando viabilizar projetos junto aos governos estadual e federal.

“Cria-se um fórum de análise e debates que não tínhamos. E isso é importante para a adequação da infraestrutura, visando dar sustentação ao desenvolvimento que a região está vivenciando”, comemora o vice-reitor Manoel Moraes, numa alusão aos investimentos recebidos a partir da instalação do polo naval e da própria expansão da Universidade.

Ausul

Instituída em 26 de novembro de 1990 pela Lei Complementar 9.184, a Aglomeração Urbana de Pelotas, formada inicialmente pelos municípios de Pelotas e Capão do Leão, teve em 2002 a inclusão dos municípios de Arroio do Padre, São José do Norte e Rio Grande.