Professor do Centro de Letras e Comunicação lança livro em São Paulo

25 de Julho de 2011

Foi lançado recentemente em São Paulo, pela Ateliê Editorial, o livro A lição aproveitada: modernismo e cinema em Mário de Andrade. A obra, de autoria do professor João Manuel dos Santos Cunha, docente e pesquisador do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, segundo a professora Tânia Franco Carvalhal, no Prefácio do livro, “ao situar Mário de Andrade na posição de ‘mestre’, reitera a contribuição generosa e multifacetada deste autor para a cultura brasileira, acentuando-lhe mais uma vertente, a de possibilitar-nos a leitura da relação entre literatura e cinema no âmbito do Modernismo brasileiro”.

De acordo com a saudosa pesquisadora, o autor “retoma a orientação comparatista em uma perspectiva interdisciplinar, aproximando elementos culturais de natureza distinta, vendo-os convergir e distanciar-se a cada momento”; e é essa metodologia, “com base nos confrontos e nos contrastes, tendo em conta diferentes fatores e contextos culturais, que favorece uma leitura ampla e contrastiva da qual emergem as analogias e diferenças entre os distintos modos e meios de expressão”.

Já o cineasta Nelson Pereira dos Santos, na Apresentação do texto, registra que “o autor nos seduz, ‘andradinamente’, com todas as informações hoje disponíveis sobre as relações do cinema com a literatura, o que fará deste livro leitura obrigatória tanto nos cursos de letras como nos de cinema”. O livro, resultado de investigação realizada no Brasil, junto aos arquivos do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, e em instituições acadêmicas e de pesquisa na França, como a Universidade de Limoges e o IRCAV-Sorbonne Paris III, já está disponível para venda na livrarias locais e para consulta na Biblioteca Campus-Porto da UFPel. capa-licao-aproveitada-final.pdf