Diretoria da Associação Brasileira de Críticos de Cinema tem docente da UFPel

25 de Julho de 2011

diretoria-abraccine.JPGA professora doutora Ivonete Pinto, do curso de Cinema e Audiovisual da UFPel, foi eleita vice-presidente da ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. A docente leciona, entre outras disciplinas, História do Cinema, Cinema Brasileiro e Crítica de Cinema.

A ABRACCINE surge para promover as diferentes linhas de pensamento crítico, reflexão e debate sobre cinema. A ênfase da atuação da entidade consiste em contribuir para a elevação da análise crítica cinematográfica no país.

Outra função da entidade é atuar também na organização dos júris nos diversos festivais brasileiros de cinema, bem como nas cabines de lançamentos de filmes, na promoção de cursos e seminários, e na própria inserção da crítica nos mecanismos de discussão das variadas políticas do cinema brasileiro.

A ABRACCINE estava sendo discutida desde 2010 em reuniões realizadas nos Festivais de Cinema de Paulínia, Gramado e Brasília, e é resultado de uma iniciativa histórica, porque se trata da primeira entidade nacional a reunir os críticos de cinema do Brasil.

A diretoria eleita para o biênio 2011/2012 é composta de críticos de oito estados brasileiros, revelando a preocupação da nova entidade em ser representativa em relação às dimensões territoriais do país:

Presidente: Luiz Zanin Oricchio (SP)
Vice-presidente: Ivonete Pinto  (RS)
Secretário geral: João Nunes (SP)
Secretário: João Sampaio (BA)
1º tesoureiro: Paulo Henrique Silva (MG)
2º tesoureiro: Marcelo Miranda (MG)

Conselho Fiscal

Titulares:
Carlos Heli de Almeida (RJ)
Marco Antônio Carvalho (PA)
Luiz Joaquim da Silva Júnior (PE)