Professora da UFPel é selecionada para Prêmio ABC/L’Oreal/Unesco

22 de Julho de 2011

A professora e pesquisadora Mariana Antunes Vieira, do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA/UFPel), é uma das sete vencedoras do Prêmio da Academia Brasileira de Ciências - ABC/L’Oreal/Unesco de 2011: Mulheres na Ciência na área de Ciências Químicas.

Em sua sexta edição brasileira, celebrada em pleno Ano Internacional da Química, essa premiação tem por objetivo incentivar a presença da mulher na linha de frente do conhecimento e garantir visibilidade ao trabalho das pesquisadoras, além de oferecer condições favoráveis para a continuidade de projetos por meio do auxílio financeiro. Este ano, foram selecionadas cientistas da área de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde (4 bolsas), Ciências Físicas (1 bolsa), Ciências Matemáticas (1 bolsa) e Ciências Químicas (1 bolsa). Maiores informações podem ser obtidas pelo site http://loreal.abc.org.br/.

Certamente, é um previlégio para a UFPel ter uma pesquisadora premiada justamente na área de Química e este prêmio é muito importante, pois dá visibilidade e reconhece a qualidade das atividades de pesquisa e dos recursos humanos que atuam no Laboratório de Metrologia Química (LabMeQui), avalia o diretor do CCQFA, professor Sérgio Nascimento.

Há menos de um ano atuando como docente na UFPel, Mariana já foi contemplada com bolsa de produtividade em pesquisa pelo CNPq, orienta alunos de Iniciação Científica e de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Química, além de ter projetos de pesquisa aprovados no CNPq e Fapergs. Mariana é formada em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde também fez o Mestrado e Doutorado. Uma parte do Doutorado foi realizada no NationalResearchCouncil Canada, em Ottawa.

O Programa L´Oreal/Unesco para Mulheres na Ciência é realizado em parceria com a Unesco e com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e já premiou, desde 2006, 33 jovens cientistas no país (em 2008, outra docente do PPG em Química, Lucielli Savegnago, foi contemplada na área de bioquímica). A entrega dos prêmios deve ser realizada em uma cerimônia de premiação na cidade do Rio de Janeiro, no mês de setembro, em data a ser confirmada.

Sobre o projeto selecionado:
Dentre os co-produtos oriundos do processo de produção do biodiesel, a glicerina merece atenção, devido ao elevado volume que é produzido durante o processo. No entanto, a glicerina obtida pode apresentar impurezas orgânicas e inorgânicas que são oriundas dos reagentes e catalisadores utilizados no processo de produção do biodiesel. Estas impurezas podem inviabilizar o uso da glicerina na indústria de cosméticos, farmacêutica e também na de alimentos. Desta forma, o projeto selecionado foca no desenvolvimento de metodologias para o controle de contaminantes inorgânicos em glicerina obtida como coproduto do biodiesel.