Programa Capes/Nuffic seleciona 11 projetos cooperação com Holanda

20 de Julho de 2011

Foi divulgado na sexta-feira, 15, o resultado do Programa Capes/Nuffic, iniciativa de cooperação entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Netherlands Organisation for International Cooperation in Higher Education (Nuffic). Foram escolhidos 11 projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, que devem iniciar as atividades no segundo semestre de 2011. Além disso, sete projetos já em funcionamento, foram renovados.

Os projetos selecionados estão vinculados a programa de pós-graduação avaliado pela Capes. As propostas contemplam a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas. Um dos fatores decisivos para a seleção dos projetos foi a apresentação de caráter inovador, que leve em conta o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, de maneira que as vantagens de uma parceria internacional sejam explícitas.

Entre os 11 novos programas selecionados, um é da UFPel, do programa de Pós-Graduação em Odontologia, tendo como proponente o professor Flávio Fernando Demarco (UFPel) e a professora Marie Charlotte C. D. J. Huymans (Radboud University Nijmegen), tendo como tema: Odontologia Restauradora: Da Cariologia Básica às Restaurações Indiretas.

O projeto permitirá o intercâmbio anual de docentes dos dois países, assim como a mobilidade de discentes de Pós-Graduação, para desenvolvimento de pesquisas conjuntas entre as instituições.