Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Definida a agenda de aniversário do Núcleo de Estudos Fronteiriços

20 de Julho de 2011

Ao completar um ano, o Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel realiza, entre os dias 26 e 30 de julho, várias atividades. As ações iniciam no dia 26 de julho com 1º Seminário Agroindústrias de Produtos de Origem animal – Desafios e Oportunidades a ser realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Santana do Livramento. Para o dia 27 de julho está prevista a solenidade de formatura da 1ª Turma do PROERD BINACIONAL para Adultos – Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência, curso promovido pela Brigada Militar em parceria com o Núcleo de Estudos Fronteiriços. A cerimônia contará com a presença do Reitor da UFPel, Prof. Antonio Cesar Borges, quando serão entregues os certificados aos alunos brasileiros e uruguaios.  

Dando continuidade às atividades, no dia 28 acontece o Encontro de Prefeitos da Fronteira Oeste, com o vice-governador do Estado, Beto Grill, além de empresários do setor energético, tendo em vista a implantação do Parque de energia eólica que está sendo instalado em Santana do Livramento. No dia 29 de julho, o Governo do Estado se desloca da capital gaúcha para a Fronteira da Paz. A interiorização será marcada por reuniões e debates públicos, quando o governador Tarso Genro transferirá o conjunto do seu secretariado para Santana do Livramento, a fim de abordar temas de interesse local e regional. Esta será a sexta edição da interiorização que terá como tema a ampliação das relações bilaterais entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. 

Para o dia 30 de julho, data de fundação do município de Santana do Livramento e do Núcleo de Estudos Fronteiriços, ocorre a conferência Desenvolvimento e Integração Fronteiriça – o papel das Universidades, com o reitor da UFPel, Prof. Antonio Cesar Borges. O Núcleo de Estudos Fronteiriços é uma unidade de extensão do Centro de Integração do MERCOSUL e tem entre seus objetivos estudar e estimular as políticas de integração transfronteiriça, programas de intercâmbio educacional e as relações de caráter sócio-cultural entre o Brasil e países do MERCOSUL, servindo ainda como base de apoio estratégico aos órgãos governamentais brasileiros.

Seção: Eventos · Notícias