Projeto Pet Terapia ampliará atendimento com a compra de veículo

19 de Julho de 2011

img_8082.jpg img_8126.jpg O projeto de extensão Pet Terapia, da Faculdade de Veterinária e do Hospital Veterinário da UFPel, ampliará seu atendimento, hoje restrito a duas instituições, para quatro, assim que chegar o veículo que está em processo de compra pela Universidade. A aquisição deve ocorrer ainda em 2011 e será feita com recursos do Proext(Programa de Apoio a Projetos de Extensão Universitária) do MEC. O Pet Terapia, em parceria com a Escola Superior de Educação Física(Esef), recebeu R$ 120 mil do Proext para custear o desenvolvimento de suas atividades.

img_8145.jpg img_8156.jpg Existente desde 2006, o projeto de terapia com o uso de cães chegou a atender quatro entidades, ao longo de seu funcionamento, mas teve de restringir a atuação por problemas de transporte de pessoal e dos animais. A entrada em serviço do novo carro, especialmente adaptado e equipado para o transporte de cães, abrirá o leque de instituições que recebem o projeto. Hoje são atendidas a Apae e o Cerenepe. Já participaram da atividade a Escola Luís Braille, que atende a portadores de deficiência visual, e o Asilo de Mendigos.

As visitas ocorrem semanalmente, às terças-feiras na Apae e às quartas-feiras no Cerenepe, quando de três a quatro cães são levados para as atividades. São 12 animais envolvidos no trabalho, que para entrarem em serviço passam por seleção e treinamento, processo que dura por volta de seis meses.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Márcia Oliveira Nobre, o preparo dos cães compreende recuperação e manutenção das condições de saúde e treinamentos de obediência e de comandos. Trabalham no projeto acadêmicos de graduação e de pós-graduação. Os cães que não vencem as etapas de seleção e de treinamentos são encaminhados para adoção. O projeto é desenvolvido com o apoio do Hospital de Clínicas Veterinárias, no campus Capão do Leão.

Terapia e Ciência

Sob a orientação de pedagogos, psicopedagogos e fisioterapeutas, são estimuladas atividades mediadas pelos cães, que auxiliam na complementação dos estudos desenvolvidos em sala de aula, na afetividade e na convivência em grupo, motivando práticas de reabilitações cognitivas, físicas e psicológicas.

Toda esta experiência, anos de aplicação das técnicas e resultados animadores renderam a apresentação de trabalhos em congressos e a realização de dois de conclusão nos cursos de Enfermagem e de Fisioterapia, o que fez o projeto ir além da extensão universitária, ingressando também no campo da produção do conhecimento científico.

Parceria

O sucesso do trabalho conquistou a simpatia e o apoio da iniciativa privada. A empresa Vita Raça, sediada em Pelotas, fornece a ração para os cães usados no projeto e exibe, com destaque, na embalagem da sua linha Premium, uma descrição do trabalho realizado pelo Pet Terapia.