Alunos de graduação da UFPel se aproximam dos 22 mil

18 de Julho de 2011

aula-medicina.JPG A criação de dezenas de novos cursos de graduação, em áreas como a das engenharias, e a maior oferta de vagas - importantes conquistas do Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) -, aliadas ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a partir da classificação obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), proporcionou a acorrida à UFPel de um grande número de estudantes de outros estados da Federação. O resultado é uma verdadeira mescla de sotaques, experiências e costumes.

Se, de um lado, são positivos o intercâmbio de culturas e a efetiva federalização do ensino superior, de outro, grandes são os desafios para atender às demandas desta nova realidade.

O apoio do Governo Federal tem permitido expressivos avanços, que se manifestam na triplicação do patrimônio físico da UFPel e na significativa ampliação de sua área acadêmica. Pode-se considerar que as metas traçadas quando da adesão da Instituição ao Reuni já estão sendo atingidas. Além do grande número de novos cursos de graduação, destacam-se também novos cursos de pós-graduação e a significativa expansão do programa de educação a distância, onde a Universidade, sensível às demandas locais e regionais, está inserida em 36 polos no estado do Rio Grande do Sul, três polos em Santa Catarina e três no Paraná. Sua abrangência nesta modalidade educativa foi ampliada de forma significativa com a oferta dos cursos de especialização em Gestão de Polos - pioneiro no Brasil -, Mídias, e Saúde da Família.

O número de estudantes da UFPel na área de graduação, em regime presencial, se aproxima de 15 mil. Somam-se a esse contingente os alunos do sistema de educação a distância, elevando o número de estudantes da Instituição para cerca de 22 mil.

Para acompanhar o crescimento do ensino de graduação, a área física saltou de 150 mil para 200 mil metros quadrados, através de ações que incluem novas obras, aquisições de prédios e terrenos e reformas e adaptações em áreas já existentes.

Procedência do alunado

Dos alunos de graduação da UFPel, até o primeiro semestre de 2011, cerca de 11,6 mil são oriundos do Rio Grande do Sul, dos quais 6,8 mil são de Pelotas e 4,8 mil procedem de outras cidades gaúchas. São Paulo é o estado que mais enviou estudantes para a Instituição: 503, seguido por Santa Catarina, 219; Paraná, 140; Minas Gerais, 117; e Rio de Janeiro, 67. Os demais estados contribuem com números menores - Amapá, Pará e Rondônia, com apenas um aluno cada. A expectativa é de que, com a nova entrada de estudantes através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU)/2011/2, estes números se elevem. Até o momento, a maioria dos alunos é do sexo masculino - 56,2 por cento.