Encerram na segunda(18) inscrições para curso de capacitação em recursos hídricos

15 de Julho de 2011

Até segunda-feira(18), estão abertas as inscrições para a seleção de alunos e profissionais para o curso de CAPACITAÇÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM RECURSOS HÍDRICOS, oferecido gratuitamente pelo Grupo de Pesquisa em Recursos Hídricos e Meio Ambiente – RHIMA (http://wp.ufpel.edu.br/rhima) da Engenharia Hídrica da UFPel, com apoio do CNPq (MCT/CNPq/CT- Hidro/ANA Nº 48/2008).

Encontra-se disponível no site o link para acessar a ficha de inscrição na qual os candidatos deverão apontar quais módulos pretendem cursar além do preenchimento de informações necessárias ao processo de seleção.

O curso de Capacitação e Difusão de Conhecimentos e Práticas em Recursos Hídricos consiste no desenvolvimento de 4 módulos, independentes de 40 horas cada, que compreendem temáticas como: Hidrologia, Hidrometria, Instrumentação e Aquisição de dados, Geotecnologias Aplicadas aos estudos de Recursos Hídricos, Uso e Manejo Racional da Água e do Solo, Tecnologias e Equipamentos Embarcados e Sistemas de Bombeamento.

A fase presencial dos diferentes módulos dos cursos ocorrerá no período de 01 a 15 de agosto de 2011..

Nessa edição serão ofertados os seguintes módulos:

1. Uso de perfiladores acústicos para medição de correntes e vazão em cursos d’água.

2. Engenharia de irrigação: métodos e equipamentos para irrigação pressurizada.

3. Hidrometria aplicada à gestão de Recursos Hídricos.

4. Instrumentação e aquisição de dados.

Serão ofertadas 20 vagas por módulo, que sendo o material didático inteiramente gratuito.

O Público alvo: Alunos de cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins, técnicos de nível médio atuando em prefeituras ou comitês de bacias hidrográficas da região ou em organizações da sociedade civil ligada aos recursos hídricos. Profissionais, com ensino médio, indicados por prefeituras, órgãos de gestão de recursos hídricos, comitês de bacia ou entidades públicas ou privadas relacionadas ou vinculadas à gestão de recursos hídricos.

O candidato, ou seu representante legal, dentro dos prazos estipulados neste Edital, realizará a inscrição em formulário específico (ficha de inscrição), anexando os documentos específicos requeridos e entregando-os diretamente na Secretaria do curso de graduação em Engenharia Hídrica - Campus Porto - UFPel, o qual será protocolado, ou ainda por correspondência remetida com aviso de resposta e/ou SEDEX, endereçada a: Engenharia Hídrica – UFPel, Campus Porto- Rua Gomes Carneiro, 01 - Bairro Centro, Pelotas – RS CEP 96010-610.

No ato da inscrição o interessado deverá indicar na ficha de inscrição em qual(is) módulo(s) pretende se inscrever.

Para as inscrições via correio (sedex), será considerado o dia 18 de julho de 2011 como o último dia para postagem.

Para inscrição o candidato deverá apresentar ou remeter os seguintes documentos:

• Formulário de Inscrição;

• Cópia do diploma, ou certificado ou documento comprobatório de conclusão do ensino médio, de curso técnico ou de curso de nível superior, quando for o caso;

• Histórico escolar;

• Curriculum Vitae simplificado ou Currículo Lattes;

• Foto 3×4 (uma);

• Cópia dos documentos pessoais: carteira de identidade, CPF, certificado de reservista (quando for o caso) e fotocópia da folha de identificação do passaporte e do visto de permanência no país quando estrangeiro;

A seleção de alunos/profissionais será feita através de análise de currículo, em que será considerado como relevante o grau de envolvimento institucional e com atividades na área de recursos hídricos.

A publicação do resultado final da seleção será no dia 22 de julho de 2011, através da home-page da UFPel (http://www.ufpel.edu.br/), do curso de graduação em Engenharia Hídrica da UFPel (http://hidrica.ufpel.edu.br/site/content/home/) e do grupo de pesquisa em Recursos Hídricos e Meio Ambiente – RHIMA (http://wp.ufpel.edu.br/rhima).

Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria do Curso de Graduação da Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas – Campus Porto. Rua Gomes Carneiro, 01 – Bairro Porto - Pelotas/RS. Telefone: (53) 3921-1240. E-mail: engenhariahidrica@gmail.com.