UFPel e UFMS preparam Mestrado Profissional em Cooperação e Desenvolvimento na América Latina

28 de Junho de 2011

As Universidades Federais de Pelotas e do Mato Grosso do Sul(UFPel e UFMS) apresentarão à Capes(Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do MEC, em julho, proposta de criação de um Programa de Pós-Graduação, inicialmente com a oferta de Mestrado Profissional, na área de Cooperação e Desenvolvimento na América Latina.

O projeto é pioneiro no país neste tema e objetiva a formação de recursos humanos para a elaboração e gestão de atividades nas áreas de cooperação internacional entre governos e desenvolvimento, especialmente no que diz respeito às regiões fronteiriças.

O público-alvo do curso será formado por agentes públicos e do terceiro setor, mas poderão se candidatar também agentes da iniciativa privada. Isto para interessados não somente do Brasil, mas também do Uruguai, da Argentina, do Paraguai e da Bolívia, nações limítrofes das regiões de atuação da UFPel e da UFMS.

O curso terá duas sedes, Pelotas e Campo Grande, oferecendo mobilidade discente. Será desenvolvido em parceria ampla entre as duas Universidades. Na UFPel, estará ligado às Faculdades de Administração e Turismo e de Direito. Na UFMS, funcionará vinculado do Departamento de História e Geografia e ao Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço.

A duração deverá ser de dois anos, com pesquisas conjuntas entre as instituições. A proposta se insere na política do governo federal de desenvolvimento das faixas de fronteira e está sendo elaborada em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação(ABC), do Ministério das Relações Exteriores.

Para tratar do projeto, visitou a UFPel na semana passada o professor Tito Carlos de Oliveira, da UFMS. Ele se reuniu com o reitor Cesar Borges, com o diretor e com a vice-diretora da Faculdade de Administração e Turismo da UFPel, respectivamente professores Edar Añaña e Simone Mello.