PPGQ promove seminário sobre Estresse Oxidativo

21 de Junho de 2011

Ocorrerá nesta quarta-feira(22), às 10h, no Mini-Auditório do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, o seminário “Estresse Oxidativo”, ministrado pelo professor dr. William Peres, do   CCQFA - UFPel.

Resumo do Seminário:

Principais aspectos químicos e fisiológicos dos seguintes itens:
1) Espécies reativas de oxigênio, nitrogênio e carbono.
2) Fontes endógenas de radicais livres.
3) Fontes externas de radicais livres.
4) Sistemas antioxidante enzimáticos.
5) Sistemas antioxidantes não enzimáticos.
6) Estresse oxidativo.
7) Algumas patologias associadas a radicais livres

Sobre o palestrante:
Doutor em Ciências Biológicas - Universidade de León / Espanha (1999), título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Fisiologia Humana. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas (1988). Realizou estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica, na área de Neurobiologia do Estresse na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006-2008). Professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Avaliador Institucional e de Cursos de Graduação do INEP-SINAES. Conselheiro eleito do Conselho Regional de Farmácia - CRF-RS (2010-2013). Exerceu cargos administrativos como: Coordenador do Curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (2008-2010) Membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA da UCPel (2008-2010); Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão na UCPel (2002-2005); Assessor de Graduação na UCPel (2000-2001); Diretor da Escola de Farmácia da UCPel (2002) e Chefe de Departamento (1990). Tem experiência na áreas de Bioquímica e Fisiologia, com ênfase em Radicais Livres e Estresse Oxidativo, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica, Síndrome de Down, enzimas antioxidantes e estresse. Autor de livros, capítulos e artigos em revistas internacionais e nacionais. Ministrou as disciplinas de Bioquímica , Bioquímica Médica, Morfofisiologia Humana, Sistema Orgânico Humano, Fisiologia, entre outras no período de 1989 a 2010 na Universidade Católica de Pelotas.