Acadêmicos de Odontologia premiados em Jornada Militar de Cirurgia

21 de Junho de 2011

Os petianos Lucas Borin Moura e Marcos Aurélio Plá Blasco, acadêmicos formandos em Odontologia, foram premiados na I Jornada Militar de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-faciais, ocorrida em Canoas (RS), nos dias 18 e 19 de junho. Os estudantes apresentaram a pesquisa “Análise epidemiológica dos traumatismos buco-maxilo-faciais atendidos no Pronto Socorro Municipal de Pelotas”.

O trabalho foi orientado pelo professor Marcos Antonio Torriani e baseou-se na análise de 11.779 fichas dos atendimentos realizados entre agosto de 2001 a fevereiro de 2011 pelos residentes da Cirurgia Buco-maxilo-facial no Pronto Socorro Municipal de Pelotas.

Entre os achados mais relevantes, estão o alto índice de ocorrência de atendimentos entre crianças de 0 a 9 anos. Além disso, na segunda faixa etária mais atingida, adultos jovens entre 20 e 29 anos, o destaque está para a etiologia dos traumatismos, que foi a violência.

Além do certificado de premiação, os estudantes receberam passagens para participarem do XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial que ocorrerá em Vitória, em setembro deste ano.