Faem realiza seminário sobre certificação de orgânicos e agricultura familiar

7 de Junho de 2011

p1020714.JPG No dia 2 de junho realizou-se, no Salão Nobre da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel(FAEM), o seminário “Entre as imposições do mercado e a participação: certificação de orgânicos e agricultura familiar”. O evento integrou as atividades da VII Semana do Alimento Orgânico e foi promovido pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa em Agroecologia e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar (NUPEAR), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Agrárias da UFPel,  pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar e pela Cooperativa Sul Ecológica.

O Seminário contou com a participação de 139 pessoas, dentre elas 80 agricultores familiares vinculados à Cooperativa Sul Ecológica, além de alunos de Graduação, Docentes, Pesquisadores da UFPel e representantes de diversas instituições ligadas à agricultura e ao desenvolvimento rural da região (Emater, Embrapa, IFSul, UNAIC).

O evento, coordenado pelo Professor Flávio Sacco dos Anjos, contou com a participação do EngºAgrº José Cleber Dias de Souza, Fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Professora Nádia Velleda Caldas, do produtor Ivo Gilberto Scheunemann e do Presidente da Cooperativa Sul Ecológica que palestraram sobre o tema da certificação de orgânicos.

Conforme os organizadores do evento, a iniciativa serviu para reafirmar a ideia de que a Universidade e, sobretudo, o Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar cumprirão sua função social na medida em que assumem um compromisso tácito de produzir um espaço de interlocução entre as demandas regionais e o ambiente acadêmico.