A 5ª edição do Seminário Internacional em Memória e Patrimônio (V SIMP) terá como tema central a questão do esquecimento e seu lugar nas sociedades contemporâneas. O evento acontece entre os dias 5 e 7 de outubro no Salão Nobre da Associação Comercial de Pelotas.
O Esquecimento passou a ser objeto das preocupações contemporâneas a partir de algumas reflexões teóricas relacionadas, sobretudo com o Holocausto e a memória.
Muitas vezes abordado como patologia moral, foi vinculado aos acontecimentos dos anos 1980 referentes aos desvelamentos dos processos do genocídio judaico, encontrando na legislação internacional sobre a imprescritibilidade de crimes contra a humanidade, a expressão mais clara de um “dever de memória”.
O V SIMP traz o tema do Esquecimento em suas múltiplas abordagens e em sua relação com eventos coletivos dolorosos e traumáticos, processos contemporâneos de superação do esquecimento como forma de justiça e recuperação da verdade e intervenção do conhecimento científico revelando os vestígios materiais desse passado submerso como é o caso da Arqueologia da escravidão e forense.
As inscrições de comunicações em painéis temáticos vão até 16 de junho. Mais informações pelo site http://simp.ufpel.edu.br ou pelo telefone (53) 3222.3209