Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Iberê Camargo no Malg

24 de Maio de 2011

Parte do legado de Iberê Camargo (1914-1994) - referência da história da arte moderna brasileira – será apresentado em duas cidades do interior do Estado. Com a missão de preservar, investigar e divulgar as obras deste artista, a Fundação Iberê Camargo firmou duas importantes parcerias: uma com o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, de Pelotas (2 de junho a 17 de julho), e outra com a Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul (4 de agosto a 11 de setembro), por meio de sua Unidade de Artes Visuais. Ambas as cidades receberão a exposição Linha de Partida – gravuras de Iberê Camargo. A mostra é patrocinada pela As empresas Gerdau, Oi,  Randon e conta com o apoio cultural do Oi Futuro.

Com curadoria da Fundação Iberê Camargo, a mostra apresenta guaches e um amplo panorama da produção em gravura do artista. Ao total são 43 obras.  Os trabalhos começam na década de 1940, e também inclui exemplares até o período final da vida de Iberê, abarcando obras das séries Objetos, Carretéis e Ciclistas.

Segundo o responsável pelo acervo, Eduardo Haesbaert,   da década de 1940, a mostra apresenta os Autorretrato (1943) e Figura (1943). Depois, há um salto no tempo direto para a década de 1960, como Carretéis em Tensão (1960), Formação de carretéis (1960) e Conjunto de carretéis (1960), assim como a série Objetos, “período onde Iberê mostra um apuro técnico e formal”, diz Haesbaert .

A parte final é de 1990 a 1994, os últimos anos de vida do artista, onde retorna a fazer figura humana somente com linhas feitas em água-forte lembrando as primeiras, no entanto, “agora transformadas em criaturas”, conta o especialista na obra do mestre, acrescentando que também há guaches feitas nos intervalos entre a pintura e a gravura. É deste ano uma das obras de maior destaque Ciclistas (1991). São trabalhos que pertencem a coleção Maria Coussirat Camargo da Fundação Iberê Camargo, que é composto por 329 gravuras - técnica esta que Iberê atuou como realizador, professor e autor de um livro especializado (Gravura, Porto Alegre: Sagra/DC Luzzato, 1992) e que vem merecendo sucessivos estudos, sendo o mais importante deles o primeiro volume do Catálogo raisonné (2006), organizado pela professora da UFRGS, Mônica Zielinsky, Coordenadora da Catalogação e Pesquisa da Obra de Iberê Camargo.

Também pertencem ao acervo da Fundação Iberê Camargo 216 óleos, já grafites, bicos de pena, pastéis, estudos, esboços, riscos com esferográfica, anotações, aguadas, guaches, contabilizam 3.246, sendo que destes, 101 estão presentes na mostra Linha Incontornável – desenhos de Iberê Camargo, que acontece na própria Fundação até o dia 30 de outubro.  Em Pelotas a mostra abre dia 1 de junho, às 19h, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Rua General Osório, 725), local que possui uma trajetória de 25 anos de trabalho ininterrupto com a arte e a comunidade, promovendo o conhecimento e a experiência artística no âmbito de suas funções sociais. A mostra pode ser conferida de terça a domingo das 10h às 19h.

Já na cidade de Caxias do Sul a exposição abre dia 3 de agosto, às 19h, na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312). Recentemente reformulada o espaço integrou o projeto de concretização da nova sede do Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP), financiado pela Prefeitura e Ministério da Cultura celebrando o título de Caxias do Sul Capital Brasileira da Cultura 2008. A visitação acontece de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e no sábado das 15h às 19h.  Portanto, essas duas cidades compartilham do estreitamento de laços do artista com o Estado onde nasceu.

SERVIÇO

Exposição:
Linha de Partida – Gravuras de Iberê Camargo.

Curadoria:
Fundação Iberê Camargo

Visitação:
Pelotas - de 2 de junho a 17 de julho, terça a domingo, das 10h às 19h.
Caxias do Sul - de 4 de agosto a 11 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e no sábado, das 15h às 19h.

Local:
Pelotas - Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Rua General Osório, 725).
Caxias do Sul - Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (Rua Luiz Antunes, 312).

Entrada Franca:
As empresas Gerdau, Oi, Randon garantem a gratuidade do ingresso, através do financiamento Governos estadual / LIC

Apoio:
SLM e Oi Futuro

Informações:
Pelotas – (53) 32259144
Caxias do Sul – (54) 39011316 e 32186192

Site www.iberecamargo.org.br

Seção: Notícias