Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Reunião técnica discutirá sistema integrado do pêssego no RS

20 de Maio de 2011

Ocorre no dia 26 de maio, quinta-feira, uma reunião técnica para discutir os resultados e os avanços do sistema de produção integrada de pêssegos no Rio Grande do Sul. O evento acontece no Salão Paroquial da Vila Maciel, a partir das 13h30min. Durante o encontro, serão discutidas as novas experiências de pesquisa para o manejo de pragas, doenças e qualidade importância da qualidade da água nas propriedades rurais .

O projeto de produção integrada de pêssegos é financiado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo CNPq e é coordenado pelo professor José Carlos Fachinello, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel(Faem) da UFPel. O projeto tem como parceiros a Faculdade de Agronomia, a AEAPel, as Prefeituras de Pelotas e de Morro Redondo, a Associação Gaúcha do Produtores de Pêssegos, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas, o CAF-Sul, a Embrapa Clima Temperado, a Embrapa Uva e Vinho, a Emater, o Sebrae e o CIPEL.

Conforme o professor Fachinello, as práticas agrícolas, a preocupação com a saúde do trabalhador e de sua família e a garantia de oferecer um alimento seguro para a sociedade, são os pilares da produção integrada. O sistema possibilita a qualidade e a rastreabilidade em toda a cadeia produtiva de frutas.

A adesão é voluntária e o produtor participante recebe uma caderneta de campo para registro de todas as operações realizadas no pomar, facilitando os controles para certificação e emissão de selo de qualidade.

As frutas produzidas no sistema de produção integrada estão sendo incentivadas nos projetos de fruticultura na Metade Sul do Rio Grande do Sul e terão prioridade na exportação e no abastecimento das grandes redes de comercialização do Brasil.

Na Europa, a produção agropecuária possui 90 % da área produtiva no sistema de produção integrada, 5% na produção orgânica e 5% na produção convencional.

Durante a reunião, os participantes receberão uma caderneta de campo junto com a lista de agrotóxicos recomendados para o pessegueiro.

O evento é aberto ao público e as inscrições serão feitas no local.

Seção: Notícias