Alunos de Tecnologia em Processos Gerenciais visitam a Cosulati

19 de Maio de 2011

dsc07670.JPG Os estudos aplicados em visitas técnicas fazem parte do planejamento de atividades complementares oferecido aos alunos do Curso Superior em Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade Federal de Pelotas. No final de semana, os alunos foram à cidade do Capão do Leão conhecer a Cooperativa Sul Riograndense de Laticínios (Cosulati). Participaram da visita os alunos do curso, acompanhados pela Coordenadora do Curso Simone Portella Teixeira de Mello e o professor Luciano Maciel Ribeiro.

O quadro de associados da Cosulati está organizado em 82 núcleos, que foram criados com o objetivo de facilitar a participação dos associados no funcionamento da Cooperativa, tomando parte nas decisões, eleições, planejamento, aperfeiçoamento técnico e financiamentos, que são feitos através de reuniões de núcleo nas comunidades. A Cooperativa conta com 600 funcionários no seu quadro laboral, que desempenham suas funções diariamente para o andamento da empresa.

O professor Luciano Ribeiro destaca a importância da visita técnica, como forma de rever os conceitos expressos através do diálogo produzido em sala de aula, fortalecendo a flexibilidade curricular e proporcionando a construção de conceitos a partir de observações feitas e reforçadas pela visita técnica.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer desde a estratégia, passando pelo planejamento, desenvolvimento e operação, tecnologias, inclusive os futuros produtos a serem lançados na próxima Fenadoce, a apresentação da empresa foi feita por João Fernandes Tomaschewski gerente de Relacionamento Institucional e Marcos Delias Coelho, supervisor de produção, os quais também apresentaram um histórico da cooperativa e uma ampla visão sobre a forma de atuação.

Após a apresentação do histórico, do funcionamento das unidades operacionais e da relação como os milhares de associados, os alunos conversaram com os profissionais, aproveitando para fortalecer a relação entre a prática e a teoria, essa experiência permitiu que os alunos pudessem conhecer as atividades desenvolvidas a fim de posicionar-se profissionalmente e decidir em qual área pretendem trabalhar no futuro.