Odontologia da UFPel na fronteira do conhecimento

29 de Abril de 2011

f-demarco.JPG O professor Flávio Fernando Demarco, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel, foi recebido nesta semana na sede dos Conselhos Superiores da UFPel (antigo Lyceu), pelo vice-reitor Manoel Luiz Brenner de Moraes, pelo pró-reitor de Extensão, professor Ernani Ávila,  e pela diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional, professora Sandra Souza Franco. Demarco foi convidado a falar sobre a premiação que recebeu recentemente nos Estados Unidos.

A distinção foi concedida pelo Journal of Dental Research, mais importante periódico internacional na área de Odontologia, em função da relevância do artigo Dentin-derived BMP-2 and odontoblast differentation, que traduz os resultados de um estudo que demonstra a possibilidade de, futuramente, substituir partes perdidas, ou até mesmo um elemento dental inteiro, com agentes biológicos, ao invés de utilizar materiais sintéticos ou metálicos. “Recriar tecidos inteiros do dente através de substitutos biológicos evitará, por exemplo, tratamentos de canal”, observa o professor Flávio.

De sua co-autoria, o artigo que conquistou o prêmio faz parte da tese de doutorado do professor Luciano Casagrande (UFRGS) e foi desenvolvido durante o período de pós-doutoramento de Flávio Demarco na University of Michigan, sob orientação do professor Jacques Nör.

A parceria de pesquisa do professor Jacques Nör, da Universidade de Michigan, com o Programa de Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel continua a ser mantida, através do Projeto Nanobiotecnologia, que inclui os programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e Ciência e Engenharia de Materiais.

O Projeto de Nanobiotecnologia coloca a UFPel, e, em especial, a Faculdade de Odontologia, na vanguarda na área de pesquisas, sendo seu programa de pós-graduação o melhor avaliado entre as instituições federais de ensino superior. Os estudos conduzem ao desenvolvimento de produtos, à futura utilização de células-tronco para reconstituição dental e, através da engenharia tecidual, à reconstrução facial em traumas buco-maxilo-faciais.

“Através de interfaces com outras áreas, a Odonto alia competências, numa visão multidisciplinar. Atuamos na fronteira do conhecimento, mas não descuidamos também a realidade social”, destaca Demarco, dando como exemplo o programa que dá assistência a alunos da rede escolar do município. Segundo ele, o excelente momento vivido pela área de pesquisa e pós-graduação da Faculdade decorre do aporte de jovens professores, que vêm de um mercado altamente competitivo e com importantes experiências no exterior, como resultado do Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).