Professora do Turismo participa de evento na Patagônia Chilena

27 de Abril de 2011

foto-1.JPG A professora Laura Rudzewicz, do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel, esteve na região da Patagônia Chilena entre os dias 12 e 20 de abril, participando do evento: “Simposio de Investigación: Turismo, Territorios y Sociedades: Desarrollo Sustentable Basado en la Investigación Científica y la Gestión Integrada”.

Este evento foi promovido pelo Centro de Investigación en Ecosistemas de la Patagonia (CIEP), na cidade de Coyhaique, Região de Aysén, sul do Chile, obtendo a participação de universidades chilenas, norte-americanas, francesas e brasileiras.

Além da apresentação de artigo científico em conjunto com o Prof. Michel Bregolin (Curso de Turismo da Universidade de Caxias do Sul), a professora da UFPel participou de reunião de trabalho com professores e pesquisadores das Universidades Austral de Chile, Playa Ancha, Andres Bello e Concepción (Chile); Universidade de Utah (Estados Unidos); Universidades Joseph Fourier, Blaise Pascal e Córcega (França) e do CIEP (Chile). Este diálogo representou o início de tratativas para projetos de pesquisa em conjunto com as instituições envolvidas e publicações internacionais com os resultados deste Seminário.

Também foram estabelecidos importantes contatos, como o Sr. Douglas Tompkins, fundador de quatro entidades conservacionistas e proprietário do Parque Pumalín (uma das maiores áreas de conservação privadas do Mundo), que recebeu das mãos da professora Laura um exemplar do Atlas Socioambiental, realizado pelo Projeto Lagoas Costeiras - UCS em 2009, e que retrata o litoral médio e sul do Rio Grande do Sul, cuja professora é co-autora desta obra.

Neste evento foram abordados temas de suma importância à investigação e ao desenvolvimento do turismo na atualidade, trazendo debates inovadores sobre turismo e transmodernidade, o papel do turismo em uma nova economia e junto aos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ONU), Turismo Científico de base comunitária, turismo sustentável a partir da investigação científica e da gestão integrada dos territórios e das sociedades, onde as Universidades demonstram seu papel fundamental.

Foto: Professora Laura Rudzewicz (UFPel) e professor Michel Bregolin (UCS) entregando o Atlas Ambiental ao conservacionista Douglas Tompkins.